NOVOS MERCADOS
Protocolo entre Brasil e Indonésia abre mercados para o agro brasileiro
Dois importantes protocolos relativos à inspeção e aprovação do país e estabelecimentos para exportação de produtos da agropecuária brasileira foram firmados entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e as autoridades sanitárias da Indonésia. A medida permite a abertura de dois mercados para o Brasil e representa um avanço nas relações comerciais com o país.
“Ao longo destes sete meses estamos trabalhando com muito afinco na expansão dos nossos mercados, na pauta de exportações com valor agregado, que gera emprego tanto para o campo, quanto para a cidade”, comentou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
De acordo com os protocolos firmados, poderão ser exportados gado, que contribuirá para o melhoramento genético do rebanho da Indonésia, e subprodutos de animais para alimentação animal. Somente entre os meses de janeiro a julho deste ano, as exportações de produtos brasileiros para a Indonésia somaram mais de U$ 1,98 bilhão. Farelos de soja e outros alimentos para animais (excluídos cereais não moídos), farinhas de carnes e outros animais representam 51% dos produtos exportados para o país no período.
Em maio, Fávaro realizou uma reunião virtual com o ministro da
Agricultura da Indonésia, Yasin Limpo, para tratar do fortalecimento das
relações comerciais entre os países. No início deste ano, a Indonésia
anunciou a abertura de mercado para a carne bovina brasileira.
A
cerimônia de assinatura dos protocolos foi realizada em Belém, no Pará,
onde as autoridades sanitárias da Indonésia estiveram reunidas por
ocasião da Cúpula da Amazônia.
Estiveram presentes o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, o superintendente Federal de Agricultura e Pecuária do Pará, Jesus de Nazareno Magalhães de Sena, o ministro de Assuntos Marítimos e Investimentos da Indonésia, Luhut Binsar Pandjaitan, o diretor-geral de Pecuária e Saúde Animal da Indonésia, Dr. Ir. Nasrullah, e a diretora de Saúde Animal da Indonésia, Nuryani Zainuddin.
Agora, já são 31 mercados abertos para os produtos da agropecuária brasileira desde o início do ano.
Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário