Febre aftosa: pecuaristas de MT aguardam anúncio da retirada da vacina
Expectativa é de que nos próximos dias o Governo Federal confirme o fim da vacinação a partir de 2023 em alguns estados que compõem o bloco IV do PNEFA
Lideranças da pecuária mato-grossense aguardam para os próximos dias o anúncio oficial da retirada da vacinação contra a febre aftosa a partir de 2023. A expectativa dos produtores foi reforçada após uma reunião das equipes gestoras do bloco 04 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Doença (PNEFA).
Na avaliação do vice-presidente da Famato e presidente da Comissão Nacional da Bovinocultura de Corte da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Chico da Paulicéia, “Mato Grosso evoluiu muito e atingiu as condições mínimas exigidas para estar apto a retirar a vacina em 2023. Tudo indica que em novembro de 2022 será a última vacinação no estado”, afirma.
O setor reforça que a retirada da vacinação é uma das várias medidas previstas no PNEFA para garantir a erradicação e a prevenção contra a doença, que também inclui – por exemplo – o reforço do serviço de vigilância sanitária animal, especialmente, nos estados que fazem fronteira com outros países (como é o caso de Mato Grosso).
Nota do Blog: Aqui no nosso semiárido não se tem casos de Febre Aftosa a bastante tempo. Já é hora de rever o Programa de Erradicação e Prevenção da Doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário