Uma variedade de abacaxi resistente ao ataque de pragas
É a BRS Vitória variedade que tem como principal característica a resistência à fusariose. Tal doença causada por um fungo, é a principal ameaça às lavouras no Brasil, responsável por perdas de até 40% na produção. Além disso, o “Vitória” possui elevada produção por área, ótimas características de sabor e pode ser utilizada tanto para o consumo in natura, quanto para atender à indústria.
Essa variedade foi desenvolvida por técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes, João Neiva e Sooretama unidades de pesquisa para iniciar a Seleção Recorrente Clonal, que é um processo de avaliação de plantas para identificar as que apresentam melhores características promissoras.
A seleção teve início a partir de híbridos produzidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa, Agropecuária (Embrapa), dentro do programa de melhoramento genético do abacaxizeiro. Com este trabalho, os pesquisadores do Incaper promoveram diversas seleções entre plantas potenciais até chagar a nova variedade, sem o emprego da transgenia.
Por ser resistente à fusariose, o abacaxi “Vitória” não necessita de aplicação de agrotóxicos, fato que traz vantagens para a saúde de produtores e consumidores. Por conta disso, os custos de produção das lavouras são bem inferiores, o que possibilita maior competitividade dos fruticultores, principalmente os de base familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário