terça-feira, 18 de maio de 2021

Brasil se Destaca na Produção Mundial de Abacaxi

 

O Brasil vem se destacando na produção mundial de abacaxi

 

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 2019, o abacaxi foi produzido em 85 países, sendo o quinto fruto tropical mais importante. A Costa Rica é o maior produtor mundial, e o Brasil ocupa a terceira posição no ranking. Os principais estados produtores são Pará, Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Tocantins.

Dados de janeiro de 2021 mostram que existem 22.982 produtores orgânicos cadastrados no Ministério da Agricultura. Desses, 1.518 produzem abacaxi (6,6%). “Há uma porcentagem pequena de produtores de abacaxi cadastrados como orgânicos. A intenção desse trabalho, assim como no caso das demais fruteiras, é contribuir para aumentar esse contingente, em busca de uma agricultura mais sustentável”, destaca o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tullio Pádua.

Para uma boa produtividade é preciso fazer uma boa correção do solo, com aplicação de calcário, e o preparo da área utilizando um coquetel de plantas chamadas “melhoradoras” (gramíneas e leguminosas), de forma a produzir palhada para a proteção do solo e ciclagem de nutrientes.

Nenhum comentário: