Orientações para o agricultor produzir melhor ovos caipiras
O sucesso da incubação de ovos de galinhas caipiras depende de vários aspectos, entre os quais a boa alimentação de todas as aves do plantel, a rotina de coleta, a forma de acondicionamento e o processo de incubação dos ovos fecundados e os primeiros cuidados com os recém-nascidos.
Além de providenciar alimentação adequada para as galinhas, o produtor precisa ter cuidados especiais com os ninhos, mantendo-os limpos e em um lugar sossegado. Depois da postura dos ovos, a atenção deve se voltar para a seleção, o tempo de incubação dos ovos e a forma de acondicioná-los.
No momento da seleção, os aspectos a serem considerados são tipo e qualidade da casca, tamanho, peso e formato dos ovos. A etapa seguinte, incubação, pode ser natural – quando os ovos são chocados pela própria galinha -, ou artificial – quando é feita em chocadeiras. Depois, é preciso acondicionar os ovos fecundados, mantendo-os em condições especiais, com a temperatura controlada.
“O momento do nascimento deve ser acompanhado de perto porque pode acontecer a incidência de algum inseto, como formigas, e também algum problema na casca que pode impedir que o pinto nasça com tranquilidade”, orienta o pesquisador Firmino José, da Embrapa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário