Uma nova cultivar de batata-doce
É a BRS Gaita, uma cultivar de batata-doce de dupla finalidade, podendo ser utilizada tanto na alimentação (humana e animal), como na produção de biocombustíveis e álcool medicinal. Muito produtiva, supera em muito as médias de produção nacional e a do Rio Grande do Sul, chegando em alguns ensaios a 75 toneladas por hectare. A batata é alongada e a cor predominante da pele e da polpa é creme. A possibilidade de uso na produção de biocombustíveis está garantida pela presença de cerca de 27g de amido em sua composição, o que lhe garante um alto desempenho como fonte de energia.
Para a produção de biocombustíveis, além da concentração de amido, a cultivar apresenta raízes com tamanho desejável para este mercado – a BRS Gaita pode chegar ao tamanho de 1,5kg, dependendo do período de cultivo. Por esta característica, ela também apresenta ampla utilização para consumo animal. Devido ao tamanho de suas raízes, considerado grande para uso doméstico e atendimento dos padrões de consumo, recomenda-se a antecipação da colheita, ou seja, a redução do período de cultivo.
Em termos de aceitação sensorial, a nova cultivar é classificada como boa a ótima, devido ao sabor característico, moderadamente intenso, com regular doçura. A rusticidade do plantio, a alta produtividade, o tamanho das batatas e a concentração de amido são características que tornam a BRS Gaita uma cultivar muito versátil, servindo tanto para alimentação humana ou animal, para consumo in natura ou processamento, ou para produção de biocombustíveis ou álcool medicinal.
Endereços onde encontrar a semente da batata BRS Gaita:
FIDENE – Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Endereço: Vila Boca da Picadsa s/n,
CEP: 98740000
Cidade: Augusto Pestana
UF: Rio Grande do Sul
Telefone: (55) 33320209
Email: claudio.porazzi@unijui.edu.br
Mario Castilho
Endereço: Estrada Municipal, Colônia Ouro Verde
CEP: 89678000
Cidade: Bela Vista do Toldo
UF: Santa Catarina
Telefone: (47)996155794
Email: castilhomario@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário