sexta-feira, 19 de março de 2021

Semana da Agricultura Tropical Reúne Especialistas

 

Semana da Agricultura Tropical reúne especialistas de todo o mundo

 

Mais de 20 especialistas de vários países estarão reunidos, de forma virtual, durante a Semana Internacional de Agricultura Tropical (AgriTrop), entre 22 e 26 de março das 11h às 14h. O evento, organizado pela Embrapa e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), tem como objetivo compartilhar experiências de cientistas, ambientalistas e empreendedores no uso sustentável de tecnologias para adaptação de culturas agrícolas e animais às condições climáticas e ambientais do cinturão tropical. Informações sobre inscrição, links de transmissão, programação e palestrantes estão disponíveis no site do evento.

A expectativa é que, a partir dessa troca de conhecimentos, surjam sinergias e parcerias, além de subsídios para a coordenação da região na inédita Cúpula de Sistemas Alimentares das Nações Unidas, marcada para setembro, em Nova York. Um dos destaques será o modelo brasileiro, que conseguiu transformar o País de importador de alimentos na década de 1970 em um dos mais importantes players do agro mundial. Graças à tropicalização de culturas agrícolas e animais, o agro brasileiro atingiu em 2021 um Valor Bruto da Produção de quase R$ 900 bilhões, representando cerca de 21% do PIB nacional. É responsável ainda por 48% das exportações brasileiras, com destaque para café, açúcar, laranja, etanol, carne bovina, frango e soja, e pela geração de aproximadamente 19 milhões de empregos no Brasil. Sem falar que alimenta mais de 800 milhões de pessoas no mundo.

Segundo o presidente da Embrapa, Celso Moretti, por trás do sucesso da agricultura, está a ciência. Os esforços conjugados entre a Empresa, universidades, empresas de assistência técnica e extensão rural e outros parceiros possibilitaram, por exemplo, que o Cerrado brasileiro seja responsável hoje por 50% dos grãos produzidos no País. “Algo considerado utópico no fim da década de 1960 e início dos anos 70”, comenta.

Outro exemplo de destaque vem da pecuária. Hoje, o Brasil tem o maior rebanho bovino do mundo, com mais de 200 milhões de animais. “A ciência agrícola fez com que hoje frutas e hortaliças sejam comercializadas de norte a sul do País”, acrescenta, lembrando que todos esses avanços foram conquistados com foco na sustentabilidade, ou seja, aumentando a produtividade sem impactar a expansão de áreas agrícolas. Prova disso é o fato de que o Brasil conta com mais de 500 milhões de hectares de florestas naturais e cerca de 10 milhões plantadas.

Nenhum comentário: