domingo, 28 de março de 2021

Programa Promove Economia de Água no Consumo do Renho Leiteiro

 

Programa especial promove economia de água no consumo do rebanho leiteiro

 

O Programa de Boas Práticas Hídricas, uma parceria entre a Embrapa Pecuária Sudeste e a Nestlé, busca levar a gestão da água para as fazendas leiteiras, tornando o uso desse recurso mais eficiente. Manejos simples, como raspagem do piso e lavagem sob pressão, podem fazer a diferença na economia de água. Segundo o pesquisador Julio Palhares, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos -SP), detectar vazamentos também é uma prática bastante eficaz contra o desperdício.

Outras medidas podem custar um pouco mais de investimento, como a reutilização da água da lavagem da sala de ordenha para fertirrigação e sistema de captação da água da chuva, mas trazem retorno financeiro e ambiental. Para que a produção agropecuária seja sustentável, é essencial que o produtor adote boas práticas hídricas na propriedade. Além da melhor gestão da água, o manejo hídrico é uma importante ferramenta para a preservação e conservação dos recursos naturais.

Comparando-se o consumo total de 60 fazendas analisadas, em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás, em 2019 com o de 2020, a economia chegou a 19 milhões de litros de água. De acordo com o pesquisador Julio Palhares, isso equivale a água ingerida por mais de 300 mil vacas em fase de lactação em um ano.

Nenhum comentário: