Dicas de inovação no agronegócio
Por Rodrigo Capella
O agronegócio brasileiro passa por
constantes e profundas transformações. Tais mudanças são motivadas pelo
incremento da tecnologia, pelas novas gerações de produtores rurais e
por diversas técnicas de aperfeiçoamento, entre outros pontos.
No meu novo livro, chamado como "Inovar
no agronegócio para alavancar as vendas" (clique aqui e faça o download
gratuito), eu compartilho dicas e orientações para empresas de
agronegócio, cooperativas e produtores rurais se diferenciarem neste
cenário.
Dividido em duas partes, Preparação e
Ação, o livro tem 90 páginas e aborda temas como reputação, marketing,
exportação, sucessão familiar, entre outros.
Confira a seguir algumas dicas do livro "Inovar no agronegócio para alavancar as vendas":
1) Comparação
Faça um levantamento minucioso das
últimas cinco safras. Leve em conta investimento com insumos, custos
relacionados à mão-de-obra e demais variáveis que impactam a
rentabilidade.
2) Qualidade
Monitore, constantemente, o
comportamento das plantas, verificando estágio a estágio a saúde e o
completo desenvolvimento das mesmas. Se elas tiveram algum problema,
opte primeiro em tratá-las e somente depois em inovar.
3) Continuidade
As ações precisam ter continuidade. Não
divulgue simplesmente por divulgar. Pense sempre em como a ação pode ter
continuidade, estimulando um engajamento digital. Muitas empresas de
agronegócio optam, infelizmente, por realizar ações dispersas, sem
qualquer conectividade com o produtor.
4) Grande Ação
Monte um cronograma de ações e faça uma
grande ação por semana nas redes sociais. Com uma grande ação semanal,
bem planejada e executada, teremos um grande impacto. Sabe aquele
ditado, "mais vale um pássaro na mão do que dois voando"? Ele é
perfeitamente aplicável no ambiente digital.
5) Meio Ambiente
Demonstre claramente a sua preocupação e
da propriedade com o meio ambiente. Ações sustentáveis verdadeiras são
superpositivas para os varejistas.
6) Questionamento
Em todos os momentos, questione-se: eu
preciso utilizar esta tecnologia ou seria melhor utilizar uma outra?
Desejo sucesso em suas escolhas e vamos em frente!
Rodrigo Capella é diretor geral da
Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio. Com atuação
em agronegócio desde 2004, Capella é palestrante e autor de diversos
livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior. Autor do livro
“Como inovar no agronegócio para alavancar as vendas”. Também é editor e
fundador do site Marketing no Agronegócio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário