segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Abóbora BRS Brasileirinha é uma boa opção para cultivo em diversas regiões

  

As plantas da cultivar BRS Brasileirinha são rústicas e as ramas possuem hábito de crescimento prostrado, indeterminado e vigoroso, com distância entre as folhas maior que 15 cm. As folhas apresentam formato retuso, coloração verde-clara, margem foliar dentada, com faceamento foliar raso e pilosidade quase ausente. As plantas são monoicas, ou seja, apresentam flores femininas e masculinas na mesma planta, com boa cobertura de flores femininas. As primeiras flores masculinas aparecem a partir do 7° nó, ao passo que as flores femininas surgem após o 14° nó.

Com frutos bicolores verde-amarelo, a BRS Brasileirinha foi desenvolvida com o objetivo de disponibilizar um produto diferenciado, com o potencial para explorar nichos de mercado de alto valor agregado. Isso se deve tanto a sua composição nutricional, com teores de betacaroteno e luteína, quanto ao aspecto ornamental dos seus frutos e excelente sabor. A cultivar BRS Brasileirinha apresenta múltipla aptidão podendo ser colhida para consumo como conserva, abobrinha verde ou abóbora seca.

Os frutos da cultivar de abóbora BRS Brasileirinha apresentam formato periforme alongado, com casca lisa e brilhante. Eles podem ser comercializados como abobrinha verde, sendo colhidos com comprimento entre 12 a 18 cm e massa média entre de 180 a 400 gramas; na forma de picles (em conserva), quando colhidos ainda no estágio de botão floral, com peso médio de 60 gramas e 9 cm de comprimento; e ainda frutos para consumo seco, colhidos com cerca de 1,2 a 1,6 Kg.

Para o cultivo, os especialistas recomendam um espaçamento de 3 metros entre fileiras e 0,60 metro entre plantas, podendo plantá-las diretamente nas covas, com 2 a 3 sementes por cova ou fazendo o plantio de mudas. A colheita inicia-se entre 60 e 70 dias após o plantio, quando os frutos apresentam comprimento entre 12 e 18 cm.

O potencial produtivo da abóbora BRS Brasileirinha varia de acordo com o estágio dos frutos no momento da colheita e seu uso pretendido: consumo verde ou seco, conserva ou ornamento. Para consumo verde, a produção pode chegar a 10 frutos por planta, quando feitas colheitas sucessivas. É importante lembrar que a presença de abelhas como agentes polinizadores para o bom pegamento de frutos e, consequentemente, boa produtividade é fundamental.

 

Nenhum comentário: