domingo, 24 de setembro de 2023

 

A primavera começa com calor intenso e chuvas irregulares por causa do El Niño

   

A primavera tem início neste dia 23 de setembro, às 3h50. A estação, deste ano marcará o auge do El Niño. Análises da Nottus, empresa de inteligência de dados e consultoria meteorológica para negócios, apontam que a intensificação do fenômeno aumenta a expectativa de predomínio de calor em todo país, porém com algumas ondas de frio e chuvas irregulares, que devem vir em forma de pancadas no Centro-Norte do Brasil.

“Devido à influência do El Niño, a chegada da primavera deverá ser mais quente em relação aos anos anteriores, que sofreram com os efeitos do La Niña”, explica Daniele Otsuki, meteorologista da Nottus. As temperaturas no Brasil nos meses de outubro, novembro e dezembro deverão ultrapassar de 2 a 3 graus em relação à média histórica. El Niño e La Niña são fenômenos atmosféricos caracterizados por uma alteração da temperatura das águas oceânicas, o que gera diversas consequências em termos climáticos. No primeiro caso, há aquecimento das águas acima da média, e no segundo, um resfriamento.

Os efeitos do clima serão sentidos nos mais diversos setores econômicos – do agronegócio aos setores de saúde e de varejo. Por conta disso, a consultoria meteorológica é um serviço que vem crescendo no Brasil. Esse mercado, estimado em R$40 milhões, deve ultrapassar os R$100 milhões até o final desta década. “A capacidade de compreender os fenômenos meteorológicos sempre foi um elemento-chave para a economia, mas a conjuntura atual acentuou essa relação. As mudanças climáticas têm aprofundado os impactos de fenômenos atmosféricos na sociedade, intensificado ondas de calor ou de frio e influenciado regimes de chuvas; informação direcionada é, hoje, um grande diferencial”, explica Alexandre Nascimento, sócio e diretor da Nottus Meteorologia

Nenhum comentário: