Chuvas de verão colocam milhões de brasileiros em risco; enquanto regiões sofrem com estiagem
A estação apenas começando, e chuvas de verão já causaram desastres pelo Brasil, enquanto, ao mesmo tempo, várias regiões sofrem com estiagem.
Em Minas Gerais, mais de 17 mil pessoas estão desalojadas e outras seis morreram por causa das chuvas fortes que atingem praticamente todo o estado, de acordo com boletim da Defesa Civil de Minas Gerais divulgado nesta segunda-feira [10/jan.2022].
Apesar de não serem esperadas para o Nordeste neste período, precipitações também castigaram a Bahia.
Mais de 850 mil pessoas foram afetadas, 26 morreram e duas estão desaparecidas, segundo a Defesa Civil estadual.
A região afetada pelas chuvas [na Bahia] é caracterizada por intensa estiagem, normalmente as chuvas são esperadas no estado somente entre março e junho.
O Brasil não tem dados oficiais sobre as cidades mais vulneráveis à ocorrência de desastres naturais de grande porte, mas o Serviço Geológico Brasileiro monitora áreas consideradas propensas a desabamentos, inundações, deslizamentos de rochas, etc.
Atualmente, o Serviço considera que 1.601 cidades têm "alto e muito alto risco" de deslizamentos de terra, inundações, enxurradas e queda de rochas, o equivalente a 28,74% do território brasileiro.
Como será o verão de 2022
Para a segunda semana de 2022, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu dois avisos meteorológicos classificados como "de grande perigo (vermelho)" para Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Por outro lado, também há estiagem em parte do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário