Acrescentar vitaminas e minerais à ração animal ajuda na produtividade e sanidade do rebanho
Para um animal conseguir expressar o seu máximo potencial genético, alguns fatores importantes como ambiência, sanidade e nutrição devem ser constantemente levados em consideração. Em se tratando de nutrição, por exemplo, o objetivo é fornecer aos animais, através da mistura de alimentos, os nutrientes necessários para satisfazer sua exigência diária, como a proteína bruta, os aminoácidos, a gordura, a fibra bruta, as vitaminas e os macro e microminerais.De acordo com o nutricionista animal da Quimtia Brasil, José Luiz Schneiders, as rações brasileiras são basicamente formuladas com o milho e o farelo de soja. Para ele, apesar de serem ótimas fontes de Proteína Bruta, Energia Metabolizável e Carboidratos, essas plantas possuem baixa quantidade de vitaminas e microminerais, nutrientes importantes para atender as necessidades dos animais.
“Por conta disso é necessário adicionar na alimentação animal o premix, que é uma mistura composta por minerais e/ou vitaminas que possui inclusão baixa, normalmente de 0,5 a 10,0 kg por tonelada de ração”, comenta. Segundo Schneiders, é fundamental a inclusão deste composto à ração, Uma vez que as vitaminas e microminerais participam de várias funções metabólicas do animal. “A carência do premix pode comprometer toda a produção e levar os animais a estados clínicos graves”, acrescenta.
A dúvida do produtor é, qual o tipo de premix ideal para uso na propriedade? O nutricionista afirma que vários quesitos devem ser observados no momento de escolher um premix, entre eles qualidade e balanceamento das matérias primas; higiene das instalações e equipamentos, visando evitar contaminação cruzada; garantia e controle de qualidade da produção do premix, que pode ser demonstrado através da rastreabilidade da produção do mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário