A planta, que sempre foi o símbolo da resistência às secas no Sertão Nordestino e contrastou com isso, permanecendo sempre verde, hoje contrasta de forma inversa com o verde proporcionado pelo período chuvoso.
As causas da devastação ainda serão estudadas, no entanto, estudiosos acreditam que se trata de uma praga, que se adaptou às folhas do juazeiro e estão destruindo a planta.
Planta conhecida no Nordeste por sua resistência durante as longas estiagens, nesse período o juazeiro continua com a folhagem verde e oferta sombra para os agricultores e animais na propriedade.
O juazeiro é uma planta apícola, porque produz uma grande quantidade de flores e tem um papel fundamental para a produção de mel, sendo sua coleta uma das atividades dos pequenos agricultores que exploram essa atividade.
Jatão Vaqueiro
NOTA DO BLOG: Venho observando os pés de juazeiro lá na zona rural do cabugí. Mesmo após algumas chuvas caídas na região, notei que os juazeiros não melhoravam as suas folhagens. É um caso para estudos e pesquisas dos órgãos governamentais. O juazeiro foi e será o símbolo da resistência no Nordeste Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário