Recomendações e cuidados com as crias de ovinos e caprinos
Com um bom manejo de crias na Ovinocaprinocultura, espera-se contribuir para a redução dos índices de mortalidade, melhoria dos sistemas produtivos e, consequentemente, para o avanço da caprinocultura no país. Segundo Samuel Souza, analista da Embrapa Tabuleiros Costeiros, as práticas de manejo no contexto da ovinocaprinocultura aborda de maneira direta e objetiva os cuidados necessários durante uma determinada fase da produção dessas espécies que apresenta grande necessidade de procedimentos especiais com os animais.
“Desde a fase de gestação, estes animais vêm sofrendo influências diretas e indiretas quanto ao manejo da fêmea gestante. Portanto, devemos iniciar os cuidados desde a fase de gestação, mais especificamente no seu terço final, até o completo desaleitamento do animal, momento em que se encerra o período denominado ‘fase de cria'”, ressalta.
Souza afirma que os produtores da ovinocaprinocultura devem estar atentos aos cuidados necessários com os animais durante a fase inicial de desenvolvimento, de maneira que as práticas de manejo sejam adotadas e implantadas nas propriedades. Para ele, esses cuidados geram redução das perdas produtivas por mortalidade de animais durante essa faixa etária, garantem a proteção imunológica passiva, previne contra enfermidades oportunistas, possibilita o controle zootécnico de maneia a organizar e monitorar a produção e garante melhor desenvolvimento dos animais preparando-os para a vida produtiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário