MOBILIZAÇÃO
Incra anuncia ações durante o 24º Grito da Terra Brasil
Foi anunciada a abertura de processo seletivo de novos beneficiários ao Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) Foto: Raul Pereira/MDA
Durante os dias 20 e 21 de maio, milhares de agricultores e agricultoras familiares se reuniram em Brasília para o 24º Grito da Terra Brasil, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). O Incra recebeu demandas e apresentou ações durante a mobilização dos participantes.
Com o tema “Agricultura familiar é alimento saudável e conservação ambiental”, o evento tem como objetivo discutir e apresentar reivindicações junto a diversas instâncias do governo federal para solucionar questões relacionadas à pauta e construir políticas públicas estruturantes para o meio rural brasileiro.
Durante a manhã desta terça-feira (21), o presidente do Incra, César Aldrighi, e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, receberam os representantes dos trabalhadores rurais.
Foi anunciada a abertura de 49 editais para processo seletivo de novos beneficiários ao Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). Serão 6.279 vagas para assentar famílias nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, São Paulo, Tocantins e Rio Grande do Sul.
Na ocasião, o Incra e a Contag firmaram um protocolo de intenções, com vigência de cinco anos, para estabelecer cooperação e colaboração mútua para desenvolvimento de atividades compatíveis com as finalidades das duas instituições. O objetivo é facilitar o acesso às famílias beneficiárias da reforma agrária aos serviços digitais oferecidos pelo Incra, no âmbito das políticas de reforma agrária e regularização fundiária.
O Incra também assinou acordo de cooperação técnica com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), objetivando facilitar o acesso aos serviços digitais relacionados aos serviços de cadastro de imóveis rurais no estado.
O presidente do Incra, César Aldrighi, que formalizou as duas parcerias, destacou a importância da pauta do Grito da Terra para as trabalhadoras e os trabalhadores rurais. “São pontos que fortalecem a reforma agrária e a produção de alimentos por meio da agricultura familiar”, considerou.
Aldrighi celebrou a assinatura dos acordos com a Contag e com a Fetag/RS. “Essa colaboração assegura que o Incra e seus serviços estejam cada vez mais perto de nosso público”, disse o presidente.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Incra
Nenhum comentário:
Postar um comentário