segunda-feira, 27 de maio de 2024

 BENEFÍCIOS

Investimento de R$ 1,4 milhão leva créditos e sistema hídrico a assentados piauienses


PI timbituba
Inauguração do abastecimento de água no assentamento Timbituba, em Nova Santa Rita. Foto: Incra/PI
PI resistencia
Entrega de títulos definitivos no assentamento Resistência Camponesa, em Demerval Lobão. Foto: Incra/PI

OIncra no Piauí participou, em 23 de maio (quinta-feira), da solenidade de inauguração do sistema de abastecimento d’água do assentamento Timbituba, localizado no município de Nova Santa Rita, na região Sudeste do Piauí. A perfuração do poço e a instalação da rede de distribuição hídrica foram viabilizadas com recursos oriundos do Crédito Instalação, na modalidade Semiárido, executado pela autarquia.

Com 200 metros de profundidade, o poço foi aberto em dezembro de 2023, apresentando vazão de 28 mil litros/hora. Ao todo, 21 famílias foram contempladas com a obra.

“Após 15 anos de espera, os assentados foram beneficiados com a construção da rede de abastecimento, levando água até suas moradias. O sistema funciona por meio de 12 placas solares, que também foram concedidas por meio do crédito Semiárido”, explicou a chefe da Divisão de Desenvolvimento e Consolidação de Assentamentos do Incra/PI, Adriana Araújo.

Além da infraestrutura hídrica no Timbituba, as famílias também assinaram contratos para concessão de outras modalidades de crédito. “Hoje damos mais um passo importante com quatro contratos de Apoio Inicial, 22 de Fomento, 13 de Fomento Mulher e oito de Habitacional. Isso representa um investimento total de R$ 1,4 milhão no assentamento", destacou o superintendente regional do Incra/PI, Lailson Guedes.

Títulos definitivos

No dia anterior, em 22 de maio (quarta-feira), o Incra/PI entregou Títulos de Domínio (TD) a 20 famílias da área de reforma agrária Resistência Camponesa, no município de Demerval Lobão. Atualmente, são 26 unidades familiares em 398,8 hectares de terra.

Para Guedes, o documento proporciona garantia e estabilidade aos agricultores assentados. “São benefícios que trazem melhoria imediata às famílias e estabelecem uma base sólida para o desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas, promovendo segurança e esperança para o futuro”, disse o gestor.

Nenhum comentário: