terça-feira, 13 de dezembro de 2022

 

Caprinos da raça Anglo Nubiana são excelentes na produção de leite e carne

Os caprinos Anglo Nubianos são muito utilizados em cruzamentos, visando sempre a obtenção de cabras e cabritos cada vez mais aptos à produção de leite e carne de qualidade

Caprinos da raça Anglo Nubiana são excelentes na produção de leite e carne   Artigos CPT

Os caprinos Anglo Nubianos, animais resultantes dos cruzamentos de cabras Nubianas, originárias do Sudão (Vale do Nilo), com cabras comuns da Inglaterra, são uma raça de dupla aptidão: carne e leite.


Foram introduzidos no Brasil em meados de 1927 e facilmente se adaptaram ao ambiente tropical, exceto nas regiões úmidas. São largamente encontrados na Bahia, Pernambuco, Piauí e Ceará, assim como em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.


O Estado de São Paulo possui um dos plantéis geneticamente mais apurados do Brasil, mas é na região Nordeste que se encontra o maior volume de animais e criadores. Trata-se de uma raça de caprinos muito utilizada em cruzamentos, visando sempre a obtenção de animais cada vez mais aptos à produção de leite e carne.


Além de alta prolificidade e rusticidade, a raça de caprinos Anglo Nubiana é capaz de parir crias fortes e saudáveis, mesmo diante das adversidades da natureza, como as estiagens prolongadas. A produção leiteira das cabras Anglo Nubianas varia, em média, de 2 a 4 litros por dia.


Quando comparado à produção das raças com aptidão apenas leiteira, pensa-se ser pouco, no entanto, seu leite apresenta alto teor de gordura e sólidos totais em cada litro ordenhado. No que diz respeito à produção de carne, cabritos com 28 kg/vivo, atingidos entre 75-90 dias de criação em regime de campo, já podem ser abatidos.


Por estas características, ela é considerada de aptidão dupla. Como se não bastasse, a Anglo Nubiana também oferece ao produtor um couro de excelente qualidade e adapta-se a todos os sistemas de criação, seja extensivo, semiconfinado e confinado.


Características físicas


Os caprinos Anglo Nubianos são animais de grande porte, compridos e pesados, bastante musculosos, rústicos, prolíferos, com pelos curtos e brilhantes, pele solta, e pelagem variada na qual a cor escura é predominante.


A morfologia desejada é aquela em que o caprino apresente cabeça pequena, bem conformada, e orelhas grandes e caídas até a linha do focinho. Machos e fêmeas podem apresentar barbela de tamanho pequeno, cascos fortes com coloração de acordo com a pelagem.


Um macho Anglo Nubiano chega a pesar entre 100 e 120 quilos, enquanto as fêmeas alcançam 80 quilos. Trata-se de animais de aspecto alerta e atraente.


Instalações


O galpão deve ser construído em terrenos altos, com muita incidência de sol durante o dia, e com baixa umidade. Ventos frios devem ser evitados a todo custo e o fornecimento de volumosos (caso em confinamento) e água limpa, à vontade, devem estar sempre disponíveis aos caprinos. Normalmente, a instalação é construída de madeira, com piso ripado elevado e com divisões.

Pé direito: Aconselha-se que o pé-direito do galpão tenha em torno de 2,50 m de altura acima do ripado e 1 m do ripado ao solo. Esta estratégia permite o trânsito de pessoas durante a retirada dos dejetos.

Piquetes: Devem-se construir piquetes com cercas de 11 a 12 fios de arame liso.

Pastagens: A área de pastagens e capineiras devem ser dimensionadas com base em um consumo diário médio de 10 kg de forragem/cabra adulta/dia.

Estrutura física: A estrutura física deverá ser projetada de forma a permitir a acomodação das seguintes categorias animais:

- Berçário - do nascimento até 90 dias de idade
- Recria - desmame até a idade de reprodução
- Novilhas e cabras - no início de gestação
- Cabras secas, em lactação e reprodutores: que deverão ficar separados ao máximo das fêmeas lactantes (no mínimo 8 metros de distância).


Nenhum comentário: