quinta-feira, 9 de setembro de 2021

 

Mutirão emite documentos para agricultores no Rio Grande do Norte

Mutirão emite documentos para agricultores  de Mossoró e região no Rio Grande do Norte

Assentados de quatro assentamentos também receberam os títulos definitivos de suas terras. Foto: Incra

Um mutirão realizado pelo Incra no Rio Grande do Norte atendeu, entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, agricultores de Mossoró, a 281 quilômetros da capital Natal. Entre os serviços oferecidos pelo instituto às famílias da região estão a emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e a entrega de Títulos de Domínios. A ação é resultado de parceria com a Secretaria de Agricultura de Mossoró.

A Declaração de Aptidão ao Pronaf atesta a atividade voltada para agricultura familiar e permite, por exemplo, o acesso a financiamentos para investimento na produção.

O agricultor José Lucivaldo buscou o posto de atendimento para emitir o documento e garantir os benefícios. "A gente fica feliz com essa iniciativa, por que assim vamos conseguir produzir mais".

O superintendente do Incra no estado, Marcelo Gurgel, falou sobre a importância da ação para os beneficiários. "Estamos fazendo esse mutirão porque entendemos a necessidade que o agricultor tem em conseguir investimento para sua produção. O ano foi atípico, sem chuvas e isso dificulta ainda mais a vida do homem do campo".

O Analista de Reforma e Desenvolvimento Agrário do instituto, Gleidson Ferreira, explica como a declaração pode auxiliar o assentado. "Além do acesso às políticas públicas, a DAP é um documento de comprovação para quando o agricultor for pedir a aposentadoria".

Títulos

Em paralelo às emissões das declarações, o Incra fez a entrega dos Títulos de Domínio para 57 famílias assentadas. Foram oito títulos para agricultores do assentamento Maria Cleide, no município de Governador Dix-Sept Rosado; 11 para o assentamento Moacir Lucena, em Apodi; 19 títulos para famílias do assentamento José Sotero, em Caraúbas, e 19 para o assentamento Santa Rita, no município de Mossoró. Com o documento as famílias passam agora a ser proprietárias das terras onde vivem.

Assessoria de Comunicação - Incra/RN

Nenhum comentário: