segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Mercado do vinho cresce 4% no Brasil no primeiro semestre do ano

De janeiro a junho, o mercado cresceu 4% em relação ao mesmo período do ano passado, pulando de 200,1 milhões de litros para 208,5 milhões de litros comercializados. O balanço foi apresentado durante a 3ª edição do Wine Summit, um evento digital promovido pela Wine South America, que é a maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina.

Detalhando por segmento, os destaques do semestre foram os espumantes brasileiros, que cresceram 67% nas vendas, e os vinhos finos, que atingiram uma elevação de 100% na comercialização. Ao analisar o período que abrange julho de 2019 a junho de 2020 com o intervalo de julho de 2020 a junho de 2021, o crescimento geral no mercado vitivinícola é de 19%. Em litros comercializados, o salto foi de 427,5 milhões para 509,6 milhões.

O panorama de distribuição dos vinhos e espumantes por Estado também foi apresentado com exclusividade no Wine Summit. Nesse ranking, São Paulo aparece em primeiro lugar com 34% do total de vinhos e espumantes distribuídos no país. Em segundo lugar vem o Rio Grande do Sul, com 15%, e em terceiro vem o Rio de Janeiro, com 9,7%.

Além do panorama do primeiro semestre, o 3º Wine Summit também discutiu a tributação do mercado de vinhos no Brasil. O Dr. Júlio César Grazziotin, consultor e assessor tributário, detalhou as atualizações mais recentes da Substituição Tributária (ST), que é um dos maiores fardos do setor em relação à competitividade. “Já tivemos alguns avanços significativos. Os Estados da região Sul e São Paulo foram desonerados, mas ainda temos Estados que mantêm. Vamos fazer um trabalho juntamente com a Uvibra e com os demais segmentos para pleitear que os demais Estados – especialmente Rio de Janeiro e Minas Gerais – também retirem a ST. Os contribuintes precisam estar atentos e sempre considerarem onde estão localizados e para quem vendem, pois isso impacta se precisa ou não aplicar essa tributação”, explicou Grazziotin.

Desenvolvido com o intuito de fortalecer a promoção do vinho brasileiro por meio do compartilhamento e da geração de conteúdos ligados ao setor, o Wine Summit prevê a sua quarta edição ainda para esse ano.

Depois de movimentar cerca de R$ 1 milhão em negócios nas duas primeiras edições, o Wine Connection terá sua 3ª realização nos dias 14 e 15 de setembro. A plataforma digital permite que compradores das principais redes importadoras, distribuidoras, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho se conectem virtualmente com os principais produtores de vinhos do Brasil, além de possibilitar experiências reais de degustações dos rótulos

 

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