Investimento de R$ 6 milhões levará água de qualidade a assentados paraibanos
Aproximadamente R$ 6 milhões vão ser aplicados na construção de cem poços artesianos em áreas de reforma agrária da Paraíba. A chegada da água de qualidade a 49 assentamentos é resultado de uma parceria entre o Incra no estado e o Exército. A atuação conjunta ocorrerá nos próximos dois anos, em 19 municípios.
As obras começam em outubro. Os trabalhos serão realizados pelo 3° Batalhão de Engenharia de Construção (BEC). Localizada em Picos, no Piauí, a unidade é subordinada ao 1º Grupamento de Engenharia, sediado em João Pessoa.
Os recursos foram destinados ao Exército por meio de Termo de Execução Descentralizada. O objetivo é perfurar e instalar poços tubulares, como solução alternativa coletiva de abastecimento simplificado por meio da disponibilização de fontes de água para consumo humano.
Nesta quinta-feira (09), os detalhes da parceria foram apresentados à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina. O encontro ocorreu na sede do ministério, em Brasília.
De acordo com o superintendente do Incra/PB, Kleyber Nóbrega, vão ser priorizados os assentamentos integrantes do Plano AgroNordeste nas regiões do Cariri e do Curimataú. Além delas, as áreas no Sertão, que possuem dificuldades hídricas.
Também estavam presentes o secretário nacional de Assuntos Fundiários, Nabhan Garcia, e o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho. Representaram o Exército o chefe do Departamento de Engenharia e Construção da força, general Júlio Cesar de Arruda, e o diretor de Obras de Cooperação em Brasília, general Rogério Cetrim de Siqueira.
Plano AgroNordeste
O Plano AgroNordeste foi lançado pelo Mapa em outubro de 2019. Tem como finalidade impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do meio rural dos nove estados do Nordeste e parte de Minas Gerais.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário