quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Alerta para Déficit de Armazenamento de Grãos no Brasil

 

Um especialista alerta para o déficit de armazenamento de grãos no Brasil

 

É uma situação preocupante: Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo IBGE, a safra de grãos, cereais e leguminosas em 2020/2021 será recorde, devendo somar 253,2 milhões de toneladas. Porém, a capacidade de armazenagem no Brasil é de 170,1 milhões de toneladas. Havendo aí um déficit de armazenamento.

É daí que vem a pergunta: o que fazer com essa quantidade de grãos que, em tese, não teria onde ser guardada. Para falar sobre essa situação, o Nordeste Rural foi conversar com o CEO de uma das principais empresas de logísticas de armazenamento no Brasil, Naldo Sales, da ReconLog, uma pioneira no segmento a introduzir no Brasil o inovador galpão em lona RL360. A estrutura frontal e verticalizada oferece o melhor custo/benefício e uma montagem inteligente e rápida, evitando a necessidade de manutenção e burocracia, tornando o galpão em lona uma solução para mobilizações “urgentes” e “imediatas”.

Vamos à conversa com ele:

Nordeste Rural – O problema do desequilíbrio entre grãos produzidos e capacidade de armazenamento é recente? Ocorrerá nesta safra ou já vem existindo há algum tempo?

Naldo Sales – O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo e a safra vem batendo recordes com frequência. Por isso, o déficit de armazenagem passou a ser comum nos últimos anos. E na safra 2020/2021 já existe previsão desse desequilíbrio.

Nordeste Rural – O que fazer com a produção que, obviamente, não terá onde ser armazenada?

Naldo Sales – Uma das soluções seria o armazenamento utilizando os galpões lonados, devido a velocidade de montagem e o valor bem abaixo de mercado.

Nordeste Rural – Quais são as regiões do Brasil onde esse problema será mais grave?

Naldo Sales – Pela nossa experiência no mercado acreditamos que as regiões Centro-Oeste e Sul serão as mais afetadas.

Nordeste Rural – A falta de locais adequados para armazenamento, pode provocar prejuízos aos produtores?

Naldo Sales – Com certeza. A falta de galpões de armazenagem aumenta os custos da operação para todos os envolvidos no processo, podendo chegar até a perda de carga.

Nordeste Rural – Qual a saída mais imediata para solucionar o problema?

Naldo Sales – Uma forma de aliviar esse gargalo e ter mais fornecedores de soluções logísticas, tais como galpões lonados.

Nordeste Rural – O norte e nordeste também têm falta de locais para armazenamento da safra ou a produção dessas duas regiões não é suficiente para preocupar?

Naldo Sales – Essas regiões possuem mais locais de armazenagem, mas devido as grandes altas sazonais, pode ocorrer demandas necessárias.

Nordeste Rural – A agricultura familiar, contribui para a produtividade de uma grande safra ou apenas para o consumo de sobrevivência?

Naldo Sales –  Acredito que a agricultura familiar ajuda a compor a produtividade nacional, mas não que seja uma grande safra.

Nenhum comentário: