O presidente Jair Bolsonaro diz que o problema do leite causado pelo fim da taxa antidumping está resolvido
O governo decidiu que a alíquota de importação do produto será elevada para compensar a perda da proteção do mercado interno. A informação chegou através do Twitter, e foi o próprio presidente Jair Bolsonaro quem informou, especialmente aos produtores de leite, que o governo decidiu tomar medidas para proteger o setor, que vinha se sentindo prejudicado desde semana passada, quando foi suspensa a taxa de antidumping para a importação de leite em pó, integral ou desnatado oriundo da União Europeia e da Nova Zelândia.Agora haverá um aumento da alíquota do imposto de importação do produto para compensar a perda da taxa antidumping. “Comunico aos produtores de leite que o governo, tendo à frente a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, manteve o nível de competitividade do produto com outros países. Todos ganharam, em especial os consumidores do Brasil”, escreveu o presidente no Twitter.
De acordo com o presidente da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), o governo deverá publicar, até quinta-feira, a medida que vai determinar o aumento do imposto de importação, atualmente de 28%.
Segundo Moreira, a medida será tomada por decreto, e o aumento vai considerar a antiga taxa antidumping, que era de 14,8% para o leite importado da União Europeia. A nova alíquota do imposto ainda não foi informada, mas a soma da antiga alíquota com a taxa antidumping dá 42,8%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário