terça-feira, 26 de agosto de 2014

 Uma planta capaz de ajudar no desenvolvimento do Nordeste                                                                                                                                           
O fácil cultivo e boa resistência à seca fazem da mamona uma importante alternativa econômica para a região Nordeste. Essa cultura pode gerar até 2,1 milhões de empregos nos 450 municípios aptos para o cultivo da planta. Em função dessa facilidade de adaptação, à região, a mamona vem sendo estudada há 18 anos, pela Embrapa Algodão, que desenvolveu a BRS 149 Nordestina e a BRS 188 Paraguaçu, além de várias tecnologias que melhoram esse sistema de produção.
Os pesquisadores da Embrapa Algodão, em Campina Grande, na Paraíba orientam também para a utilização da mamona na fabricação de biodisel. A planta participa do Programa Nacional de Biodisel, sendo uma das oleaginosas mais indicada para fabricação do diesel alternativo.
O óleo da mamoneira é o mais denso e viscoso de todos os óleos vegetais e animais, sendo utilizado na fabricação de mais de 800 produtos. O biodiesel da mamona tem mais oxigênio, sendo menos poluente que os demais. Além disso, possui uma lubricidade 30% maior e pode substituir o enxofre no diesel mineral.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: