terça-feira, 5 de agosto de 2014

Como administrar bem sua propriedade rural
O que mais se ouve e lê dos especialistas agro é que o produtor precisa olhar a sua propriedade rural e atividade como uma empresa, um negócio, independente do segmento. Ouvir e ler são ações relativamente simples e naturais, mas escutar e absorver o conceito de empreendedorismo e enxergá-lo necessário e aplicável exige uma atuação estratégica que implica em qualificação de mão-de-obra, incremento de tecnologia e implementação de um sistema de gestão eficaz.
Habilidade gerencial, práticas de rotina, ferramentas gerenciais e planejamento estão presentes na administração de uma propriedade disposta a empreender e inovar e "para ganhar dinheiro é preciso fazer a escolha certa sobre o que produzir, para quem produzir e como produzir. Responder a essas três questões, simultaneamente, levando-se em consideração a disponibilidade de recursos - naturais, humanos e financeiros - e as condições do ambiente externo exige conhecimentos e instrumentos somente acessíveis aos produtores que tratam seu empreendimento como um negócio", atesta Fernando Paim Costa, pesquisador da Embrapa em Administração Rural e Sistemas Agrícolas.
"O cenário atual é de redução de margens econômicas na pecuária, o que a leva a buscar maior eficiência de produção e gerenciamento de recursos", completa a também pesquisadora em Economia e Administração Rural da Embrapa, Mariana de Aragão Pereira. "Além disso, tem-se observado maior competição com outras atividades econômicas, aumento das exigências mercadológicas em qualidade e segurança alimentar, e legislação mais reguladora, o que, conjuntamente, eleva a complexidade da atividade. A gestão eficiente da propriedade torna-se então o meio de superar as dificuldades, identificar oportunidades e obter bons resultados", continua. 
"Gerenciar significa colocar em prática as quatro funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle. Sem isso não há gestão e, portanto, a fazenda não pode ser vista como um negócio. A tendência é a intensificação do uso das práticas gerenciais e quem continuar a trabalhar de forma empírica tende a ter insucesso, deixando a atividade", arremata Paim.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: