sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Controle da mosca-do-estábulo pode evitar morte de animais


A praga ataca o rebanho bovino, mas pode afetar também equinos, suínos e até o homem.
O inseto, de aparência e tamanho semelhantes à de moscas domésticas, se alimenta de sangue e é encontrado nas proximidades de estábulos e confinamentos. O número de moscas aumenta durante a colheita da cana-de-açúcar, já que a espécie encontrou nessa região o ambiente propício para a reprodução.
O pesquisador da Embrapa Gado de Corte Paulo Henrique Duarte Cançado falou sobre o controle para evitar perdas no rebanho. Segundo ele, os ataques ocorrem principalmente no lombo e nas patas dos animais, o que deixa os animais inquietos e irritados. O dano causado pela picada acarreta a perda de peso e até morte.
Em situações de emergência, o inseticida é uma alternativa para o produtor, porém, por não ser uma opção sustentável, e seu uso continuo propiciar a seleção e desenvolvimento de populações de moscas resistentes, deve ser utilizado apenas em casos extremos.
A pesquisa da Embrapa mostra que a prevenção e controle podem ser feitos, a partir de medidas simples e que devem fazer parte da rotina das propriedades rurais. Entre elas:
• Manter a higiene das instalações, limpando as fezes e restos alimentares, principalmente em propriedades com sistema de confinamento ou leiterias.
• Remover e dar destino adequado (espalhamento ou compostagem) dos resíduos alimentares de animais, bem como de dejetos e matéria orgânica acumulados, pois representam fontes de criação de larvas de moscas.
• Revolver o material de compostagem completamente duas vezes por semana e drenar a água da chuva.

Nenhum comentário: