terça-feira, 26 de agosto de 2014

Tudo sobre a mamona

Aspectos Econômicos da Mamona

Mamona e Biodiesel

Desde a regulamentação do governo a respeito do biodiesel, a procura por informações sobre a mamona tem sido enorme. Assim preparamos este especial sobre a mamona, com foco na produção de biodiesel, e em toda a cadeia produtiva da mamona, voltada para o biodiesel.
Nosso objetivo é facilitar o acesso a todas as informações da mamona. Assim, com este especial, pretendemos disponibilizar informações atualizadas sobre a mamona, as últimas notícias desta planta, os estudos, os avanços tecnológicos e demais informações que contribuam para a melhoria do conhecimento da comunidade científica e da sociedade, a respeito desta oleaginosa.

Viabilidade da Mamona

Está mais do que claro entre os especialistas, dos setores empresarial, governamental e acadêmico, e é um ponto onde todos concordam, embora com algumas visões diferentes, que em um estágio inicial, a produção de mamona deve estar focada para a comercialização de óleo bruto, atendendo primeiramente a pequena demanda interna e em seguida o mercado externo. Embora no Brasil esteja caracterizado um mercado oligopsônico para o óleo de mamona, onde um pequeno excesso de oferta pode causar uma grande queda nos preços, o mesmo não se pode dizer do mercado internacional, que é ditado por uma série de fatores, os quais fizeram o preço se elevar desde 2004, devido principalmente à redução da safra americana de soja e o crescente aumento da importação de oleaginosas pela China.

Mamona: Óleo bruto ou Biodiesel

Primeiramente deve-se considerar a alternativa de exportação do óleo para usos não energéticos, pois além da elevação dos preços internacionais do óleo de mamona, houve uma evolução da ricinoquímica, existindo uma ampla gama de produtos industriais, obtidas a partir do óleo de mamona.

Mamona X Pinhão Manso

O governo lançou um programa de incentivo ao plantio de mamona e os resultados até o momento estão abaixo do esperado, os produtores não estão encantados com a mamona como o governo, isso se refletiu na produção que ficou aquém do esperado. Os produtores estão buscando alternativas a mamona, e uma das mais procuradas e promissoras oleaginosas do Brasil é o pinhão manso, que vem ganhando força como alternativa a mamona.
Tags: Matéria-prima:

Torta de Mamona

A torta de mamona é o mais tradicional e importante subproduto da cadeia produtiva da mamona, produzida a partir da extração do óleo das sementes desta oleaginosa. Em todo o mundo, seu uso predominantemente tem sido como adubo orgânico de boa qualidade, eficiente na recuperação de terras esgotadas.

História da mamona

A mamoneira é xerófila e heliófila, provavelmente originária da Ásia, explorada comercialmente entre as latitudes 40ºN e 40ºS. No Brasil, sua introdução se deu durante a colonização portuguesa, por ocasião da vinda dos escravos africanos.

Portal da Mamona - Estudos da Mamona

Conheça diversos artigos relacionados a mamona. Análise dos custos de produção, balanço energético, co-produtos, cadeia produtiva, impactos amientais, sementes, manejo cultural, manejo cultural, máquinas agrícolas, irrigação, zoneamento agrícola e muito mais.

Mamona

Ricinus communis L.

A mamona é cientificamente denominada Ricinus communis L., é planta da família euphorbiáceas. No Brasil, conhece-se a mamona sob as denominações de mamoneira, rícino, carrapateira, bafureira, baga e palma-criste; na Inglaterra e Estados Unidos, pelo nome de "castor bean" e "castor seed". O óleo é o mais importante constituinte da semente de mamona

Descrição Botânica da Mamona

Descrição Botânica, Estatura, Caule e Ramos, Folhas e Flores, Inflorescência, Fruto e Semente

Nenhum comentário: