Raça Canindé
A cabra Canindé tem sua origem ligada ao grupamento das Pirenaicas, conforme ilustrado pela recente classificação realizada na Espanha e pelas criações de Portugal. Uma cabra semelhante foi também selecionada nos Alpes da Suíça, sob o nome de Grisone Negra, da qual derivaram a "British Alpine" (inglesa, cruzada com Toggenburg e outras raças) e a "Poitevine" (francesa).No Brasil a raça Canindé, segregada no Nordeste brasileiro desde o período colonial, logrou consolidar uma pelagem com menos partes brancas e um pêlo muito curto, quando comparada com as raças homólogas européias.
Estes animais possuem como características: A cabeça, média, cônica e alongada. Com perfil retilíneo e subcôncavo, orelhas curtas em forma de lança, rígidas e eretas. Chifres simétricos, dirigidos para cima, para trás e para fora, mais fortes e abertos nos machos. Olhos pretos ou castanhos, vivos e brilhantes. Tronco bem conformado e de comprimento médio. Peito mais amplo e musculoso nos machos. Linha dorso-lombar retilínea e larga. Tórax largo, profundo, com costelas bem arqueadas e sem depressão atrás das espáduas. Ventre bem ajustado ao conjunto, ancas bem ajustadas e niveladas. A garupa de médio comprimento, largas e ligeiramente inclinadas, os seus membros de médio comprimento, fortes e bem aprumados.
Os cascos são escuros e fortes. Quanto aos órgãos genitais, nos machos os testículos são simétricos e normalmente desenvolvidos, a bolsa escrotal deve ser flexível de pele escura, e nas fêmeas a vulva deve ser perfeitamente desenvolvida; o úbere deve ser bem conformado e com bens ligamentos e os tetos deve ser de tamanho médio, simétricos e levemente voltados para frente e para os lados. A pelagem preta geralmente predominante, com manchas claras que podem ser brancas, creme ou castanho (Figura 4).
As manchas claras correspondem a: Faixas na face que partindo da base dos chifres e passando acima dos olhos atingem os lábios; base e bordas das orelhas; entre ganachas e face anterior do pescoço; extremidade dos membros que nas faces internas progridem até o ventre; ventre e escudo caudal.
Nas extremidades claras podem ocorrer ilhas escuras, particularmente nas faces anteriores dos membros. As faixas faciais podem ser incompletas. Pele e mucosas escuras, (ABCC, 2001).
Defeitos que são considerados permissíveis:
· Orelhas de tamanho médio;
· Chifres com ligeira assimetria e chifres paralelos e amochados;
· Pescoço curto e grosso;
· Linha dorso lombar com uma ligeira depressão;
· Tórax com média profundidade;
· Ventre ligeiramente distendido;
· Garupa curta;
· Cascos rajados ou brancos;
· Aparelho mamário levemente pênduloso;
· Bolsa escrotal com bipartição, desde que esta não ultrapasse ¼ do comprimento da bolsa;
· Úbere com tetos longos;
· Pelagem ligeiramente despigmentação nas partes claras.
Defeitos que são considerados desclassificatórios:
· Cabeça grande;
· Perfil côncavo e convexo
· Orelhas grandes e pendentes
· Animais mochos;
· Tórax estreito;
· Garupa acentuadamente inclinada;
· A vulva, a bolsa escrotal e a pele não podem ser despigmentadas;
O ventre não pode ser preto, ou com malhas claras nas partes escuras, e quaisquer outras pelagens que não a descrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário