quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Brasil Está Entre os Maiores Produtores de Melancia do Mundo

 

Brasil está entre os maiores produtores de melancia do mundo

 
Dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura ea Alimentação (FAO), mostram que China, Irã, Turquia e Brasil são os maiores produtores mundiais e melancia, juntos respondem por 75% da produção. Em todo o mundo são produzidas cerca de 118milhões de toneladas da fruta. Os principais países importadores são Estados Unidos, Alemanha, Canadá, China e França, que acumularam em 2018, mais de 50% das importações mundiais. No entanto, os maiores países exportadores da fruta não são os seus maiores produtores, nesse ranking, a Espanha está na primeira colocação, seguida por Irã, México, Itália e Estados Unidos.

Dados da AgroStat Brasil, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) demonstram que em 2020, os embarques de melancia no país somaram US$ 44,3 milhões, com 107,8 mil toneladas da fruta, representando 4,5% das exportações de frutas do Brasil. A produção brasileira de melancia corresponde a 105.064 hectares de área colhida e produção de 2,3 milhões de toneladas. As principais regiões produtoras de melancia do país são o Nordeste e o Sul, que contribuem, respectivamente, com 35% e 18% do total da produção nacional. A região Sudeste responde por 14% da produção nacional.

No Tocantins, a melancia também representa um importante papel para e economia local. O período da safra da melancia naquela região, pois geram cerca de 3 mil empregos. Além disso, dados da Secretaria do Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (Seagro/TO), revelam que em 2020, os produtores conseguiram bons preços pelo quilo da fruta, chegando a uma média de R$ 0,60 em alguns períodos da colheita.

Em Mato Grosso do Sul, dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (Semagro), revelam que em 2019, foram cultivados 1.224 hectares de melancia, resultando em uma produção de 22.359 toneladas. A fruta foi cultivada em 39 municípios, sendo Eldorado, Santa Rita do Pardo e Naviraí os maiores produtores estaduais.

Nenhum comentário: