terça-feira, 9 de outubro de 2018

Movimento Sindical de Trabalhadores Rurais sai fortalecido das Eleições para o Congresso Nacional

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), as Federações e Sindicatos lutaram bastante nos últimos meses para fortalecer candidaturas orgânicas e comprometidas com o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), para ampliar no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas a representação da categoria e avançar nas pautas da agricultura familiar e da classe trabalhadora em geral.
 
Como resultado dessa luta tivemos vários deputados(as) estaduais, deputados(as) federais e senadores(as) eleitos(as) com o apoio da CONTAG, Federações e Sindicatos. Veja na tabela abaixo:
 
Apesar das expressivas votações não foram eleitos, Cláudio Bastos, candidato a deputado estadual na Bahia, com 34.352 votos, ficando na 1ª suplência; Elisângela Maria, candidata a deputada estadual no Piauí, com 20.997 votos, e Genivaldo da Fetag, candidato a deputado estadual em Alagoas, com 8.221 votos. 
 
Vale ressaltar que a batalha não foi encerrada. Alguns governadores comprometidos com a pauta da agricultura familiar vencerão bem, já no primeiro turno. Mas, em alguns estados, a disputa se estende nas próximas semanas para a votação em 2º turno, no dia 28 de outubro; bem como para a eleição do novo presidente da República, que ficou entre o #EleNão e Fernando Haddad (PT). 
 
A CONTAG relembra que em reunião realizada entre a sua Diretoria e representantes das Federações filiadas no dia 11 de setembro, em Brasília, ficou aprovada pela maioria a resolução que orienta pelo apoio político à candidatura de Haddad/Manuela à Presidência da República, respeitando a diversidade de opinião e a legislação eleitoral, por entender que esta candidatura está alinhada com o desenvolvimento sustentável, a soberania nacional, a agenda da classe trabalhadora e da maioria do povo brasileiro e, sobretudo, com a defesa e valorização da agricultura familiar.
 
FONTE: Comunicação CONTAG

Nenhum comentário: