terça-feira, 26 de novembro de 2013

Seca no Nordeste

O agravamento da seca no Nordeste levou a região a ter recorde de municípios em situação de emergência em 2013. Por conta da estiagem prolongada, considerada a mais intensa nos últimos 50 anos, três de cada quatro municípios estão na situação excepcional e recebem apoio dos governos estaduais e federal para abastecer comunidades.
Segundo dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil, 1.332 municípios tiveram a situação de emergência reconhecida pelo governo federal por estiagem ou seca, o que representa 74,2% de todas as cidades nordestinas.
Outros dez municípios da região também decretaram emergência, mas por erosão marinha ou problemas causados por chuvas, fechando a lista com 1.342 municípios.

Há situações também neste ano de municípios que decretaram emergência por estiagem e enxurradas. Foram os casos de Iaçu, Itaquara e Santa Luzia, todos na Bahia.
Em 2012, então recorde de decretos de emergência reconhecidos pela Secretaria Nacional, foram 1.224 portarias entre os municípios do Nordeste.

Estados mais atingidos

Percentualmente, o Ceará é o Estado mais afetado. Dos 184 municípios, 177 –ou 96% do total-- estão em emergência pela seca.
Segundo o coordenador da Defesa Civil do Ceará, coronel Hélcio Queiroz, o problema é a localização do Estado, que está praticamente todo inserido na região do semiárido.

NOTA DO BLOG: Embora o estado do Ceará seja o mais afetado pela estiagem no NE, a agricultura familiar e o pequeno produtor, não estão em situação difícil como no RN. Aqui as políticas públicas para o homem do campo, vem devagar quase parando e quando vem.

Nenhum comentário: