quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O Gergelim

O gergelim (português brasileiro) ou sésamo (português europeu) é uma planta anual herbácea, gamopétala, originária do Oriente, pertencente à família das pedaliáceas (Sesamum indicum), com propriedades medicinais, de flores alvas, róseas ou vermelhas, hermafroditas, malcheirosas, dispostas nas axilas das folhas, e cujo fruto é cápsula oblonga, pubescente, com sementes oleaginosas, pequenas, amarelas, alvas ou pretas, arredondadas e levemente comprimidas. É cultivada na Ásia tropical por causa de suas sementes, que fornecem até 50% de óleo (ou azeite) confeccionado de sementes cruas e aquele de sementes previamente torradas resultam em dois produtos distintos, sendo o último mais utilizado como condimento em pratos orientais.
As sementes de gergelim são ricas em manganês, cobre e cálcio (90 mg de cálcio por colher de sopa para sementes integrais (não descascadas) e 10 mg para sementes descascadas), e contém Vitamina B1 e Vitamina E. Elas contém um poderoso antioxidante (chamados "lignans" em inglês), que também é anticancerígeno. Elas também contém fitoesteróis, que bloqueam a produção de colesterol. Os nutrientes do gergelim são melhores absorvidos se triturados antes do consumo.

NOTA DO BLOG:
Durante o mês de agosto do corrente ano, o Colegiado PRODECENTRO promoveu na UFERSA-ANGICOS, uma palestra sobre as propriedades da herbácea GERGELIM, com a maior autoridade no assunto, aqui no Nordeste, Dr. Vicente de Paula Queiroga, Doutor no assunto, técnico especializado da EMBRAPA, sobre o Gergelim. Fiquei impressionado com os relatos do pesquisador sobre as propriedades deste cereal, entre outras, a cura do câncer. Procurei o óleo de Gergelim em Natal e não encontrei. Se alguém souber onde vende, por favor me avise através do Blog. Abraços.

Nenhum comentário: