segunda-feira, 26 de setembro de 2022

 CI

 
 
 

Pulgão na cultura do trigo

O maior potencial de perdas está relacionado com o dano indireto, que pode provocar redução de 20% a 80% na produção


Integrando a ordem Hemiptera, os afídeos, conhecidos popularmente como pulgão, são pequenos insetos causadores de danos diretos e indiretos em diversas culturas. Nos cereais, de forma direta o inseto realiza a sucção da seiva, morte de tecidos foliar, redução do número de grãos na espiga, do peso dos grãos e do potencial de germinação das sementes. Indiretamente, os insetos são vetores de viroses, como Barley yellow dwarf virus (BYDV) ou Virose do Nanismo Amarelo da Cevada (VNAC). 

Na cultura do trigo, as espécies mais frequentes são Metopolophium dirhodum (pulgão das folhas),  Rhopalosiphum padi (pulgão da aveia), Sitobion avenae (pulgão da espiga) e Schizaphis graminum (pulgão verde dos cereais), beneficiados por temperaturas amenas de 20 a 22ºC e ausência de chuva. 

A população do inseto apresenta rápido crescimento, ciclo de vida de curto, com possibilidade de geração de até dez ninfas por fêmea por dia, e pode ser visualizada nas duas faces das folhas dos cereais, principalmente na folha bandeira e na espiga; o que reforça a necessidade de monitoramento constante das lavouras para controle e tomada de decisão de aplicação de inseticidas de parte aérea, que considera os seguintes critérios: 

O maior potencial de perdas está relacionado com o dano indireto, que pode provocar redução de 20% a 80% na produção, de acordo com a fase de desenvolvimento em que ocorre a transmissão do vírus (EMBRAPA, 2020). O maior prejuízo ocorre em cultivares suscetíveis ao VNAC, fator que indica a importância da adoção de materiais tolerantes ao vírus e do tratamento de sementes com inseticidas sistêmicos, uma vez que, as maiores taxas de infecção ocorrem no início de ciclo. 

A presença do vírus pode apresentar-se em forma de reboleiras ou em áreas maiores, quando em condições que favorecem seu desenvolvimento e é expressa pelo amarelecimento das folhas do ápice em direção à base, conforme a imagem abaixo:


Nenhum comentário: