segunda-feira, 26 de setembro de 2022

 CI

 
AGROTEMPO

Neve em setembro tem relação com o La Niña

Primeiro dia da primavera tem o registro de neve no Brasil
Por:

Logo nas primeiras horas após a mudança da estação, saindo do inverno e entrando para a primavera, o município de São Joaquim em Santa Catarina registrou neve. O evento ocorreu por volta das 00h43 deste 23 de setembro de 2022. De acordo com as estações meteorológicas da Epagri/CIRAM as menores temperaturas do dia chegaram a 0,5°C abaixo de zero no município de São Joaquim, e a menor temperatura do estado foi registrada no Morro da Igreja com a leitura de -2,2°C. 

A ocorrência da neve se deu devido à maior quantidade de umidade que chegou na região, um dos fatores que contribuíram para esta maior quantidade de umidade foi o posicionamento de um ciclone na costa do estado gaúcho. 

Este ciclone, além de trazer a umidade, impulsionou uma massa de ar frio que estava na Argentina. E nos pontos de maior altitude – como é o caso de São Joaquim com 1353 metros acima do nível do mar – as temperaturas foram baixas o suficiente para formar os flocos de neve com a umidade do ar. 

É raro a formação de neve em setembro?

A resposta rápida é não. Mas não é todos os anos que temos o registro do fenômeno no mês. O último ano que tivemos queda de neve no mês de setembro no Brasil foi em 24 de setembro de 2013, 9 anos atrás.

Porém, 2013 foi um ano atípico em termos de frio. Foi no inverno deste ano que ocorreu um dos maiores eventos de neve no país, atingindo mais de 140 municípios ao longo da estação.

2012 também houve o registro de neve nos dias 26 e 27  de setembro, seguido pelo dia 21 de setembro de 2008 e 5 de setembro de 2006. 

Neve em setembro tem relação com o La Niña?

De fato, a primavera dos meses com a presença do La Niña, tende a ser mais seca e fria na região sul. Mas considerando os anos em que houve o registro de neve em setembro, não temos uma correlação muito forte. 

O período da primavera de 2013 foi um as condições eram de Neutralidade, bem como em 2012. Em 2008, as águas do oceano estavam relativamente mais frias, mas sem indicativos do La Niña. E em 2006, o registro de neve ocorreu num período com a influência do fenômeno El Niño, quando a primavera tende a ser mais quente e úmida.

Para os próximos dias, tem condição para neve?

A tendência para este sábado (24/09) é de muito frio na região Sul, com a formação de geadas de moderadas a fortes entre o norte do Rio Grande do Sul e centro do Paraná. Contudo, já no domingo, a chegada de novas áreas de instabilidade diminui as condições de frio e traz chuvas fortes sobre a região sul. Portanto, não há perspectivas de neve para os próximos dias.

Além disso, mesmo nas projeções de médio prazo, não há a sinalização para a ocorrência do fenômeno. E de acordo com os registros, a tendência é que a neve só volte a ocorrer no próximo inverno. 

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo*

Nenhum comentário: