Vantagens do consórcio de braquiária com a leguminosa gliricídia
A adubação verde, com o uso de leguminosas forrageiras fixadoras de nitrogênio, desponta como uma alternativa eficiente para reposição deste nutriente no solo. Estudos realizados por pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros revelaram que o cultivo consorciado do braquiarão (Brachiaria brizantha) com a gliricídia (Gliricidia sepium) aumentou a sustentabilidade da pastagem e elevou em cerca de 80% o ganho de peso animal.
Segundo o pesquisador José Henrique de Albuquerque Rangel, as leguminosas, além de contribuírem com o fornecimento de nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio ao solo, ainda servem como alimento de alta qualidade nutricional aos animais. “Leguminosas de porte arbóreo como leucena (Leucaena Leucocephala) e gliricídia (Gliricidia sepium) têm se mostrado bastante eficientes. Constatamos o grande potencial da gliricídia, como fornecedora de nutrientes ao solo e na suplementação nutricional de animais em pastejo, quando consorciada com a Brachiaria brizantha.”, informa o pesquisador.
Para a equipe de produção animal da Embrapa Tabuleiros Costeiros esse sistema de consórcio oferece grandes vantagens sobre o sistema de cultivo isolado da gramínea. “Houve aumentos significativos na produtividade e na qualidade nutricional da pastagem. No sistema consorciado constatamos que as produções diárias de carne por área foram bem maiores do que as do sistema isolado”, destaca Rangel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário