O que fazer para assegurar uma boa limpeza de ovos nos galinheiros caipiras
São
as boas práticas, com técnicas simples de manejo diário que permitem
uma produção de aves poedeiras, para que os produtores obtenham ovos
naturalmente limpos. Alguns exemplos dessas práticas são a limpeza
diária dos bebedouros e comedouros, alimentação balanceada e limpeza
periódica dos ninhos.
A pesquisadora da Embrapa Meio-Norte, Teresa Viola, reforça a importância do manejo correto, o que aumenta a sustentabilidade e a segurança alimentar dos ovos produzidos na propriedade. A manutenção da condição natural de limpeza dos ovos desde o momento da postura até a comercialização é um desafio para produtores e técnicos, uma indicação simples e robusta de qualidade.
Fezes, penas, terra e outras sujeiras aderidas à casca do ovo indicam descuido ou alguma falha no sistema de produção. Essas sujidades podem-se transformar em uma preocupante fonte de microrganismos que contaminam o interior do ovo e o ambiente externo. A produção de ovos seguros envolve uma série de medidas preventivas que se iniciam na criação das aves, mantendo-as saudáveis, bem-nutridas e em ambiente adequado ao bem-estar animal. A prevenção da contaminação dos ovos é um requisito fundamental, mas é importante considerar também o papel do consumidor.
A maneira mais eficaz de prevenir doenças relacionadas com ovos é saber como comprar, armazenar, manusear e, especialmente, preparar os ovos ou os alimentos que os contêm. O objetivo principal é estimular os pequenos produtores na melhoria do sistema de produção dos ovos caipiras, considerando ser esse um processo contínuo e gradativo para a produção de um alimento seguro e saudável ao consumidor, com boa geração de renda para o produtor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário