quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Os próximos passos do Sistema CONTAG diante do atual cenário político do Brasil

Continua nesta quinta-feira (29), em Brasília, o último Conselho Deliberativo da CONTAG de 2018, com a presença de 84 delegados(as) de 19 Federações do Sistema Confederativo.

O Conselho teve início na tarde desta quarta-feira (28), com uma mística que retratou a importância do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) diante do atual cenário político do Brasil.

E seguiu com uma análise de conjuntura feita pelos candidatos orgânicos do Movimento Sindical reeleitos em 2018 (Bohn Gass PT- RS e Heitor Schuch PSB-RS), os eleitos pela primeira vez, (Vilson da Fetaemg PSB-MG e Airton Faleiro PT-PA), o senador eleito Weverton Rocha PDT-MA, e coordenação de falas do presidente da Confederação, Aristides Santos.
PARLAMENTARES
Os candidatos eleitos destacaram a importância estratégica da CONTAG na defesa dos direitos dos agricultures(as) familiares  e  apresentaram elementos importantes da atual conjuntura política do Brasil, a serem apreciados, debatidos e refletidos pelo Movimento Sindical.
 
“Foi através da luta da CONTAG junto com a esquerda, aos movimentos populares e ao governo democrático do ex-presidente Lula, que colocamos as políticas públicas para a Agricultura Familiar no centro das discussões do Brasil. Portando, devemos continuar na luta por direitos e pela Previdência Social Rural. Não aceitamos a invisibilidade para quem produz alimentos para o nosso país. Queremos o Brasil com liberdade e não subjugado ao imperialismo capitalista”, destacou o reeleito deputado federal pelo PT-RS Bohn Gass.  
 
 
 
Heitor Schuch PSB-RS, reeleito deputado pelo PSB-RS, fez uma análise voltada para a renovação dos deputados(as) no Congresso Nacional. “Dos 55% novos deputados(as) federais, a maioria virá com uma bíblia ou com uma arma debaixo do braço”, demonstrando o perfil conservador e alinhado com as pautas neoliberais da Câmara Federal, após as Eleições de 2018.  E encerrou convocando os(as) presentes para não esmorecer diante da atual conjuntura, mas enfrentar os desafios postos e defender a causa Agricultura Familiar como um sacrifício de todo o conjunto do Movimento Sindical. 
 
 
Eleito para o seu 1º mandado a deputado federal, Vilson da Fetaemg, PSB-MG, afirmou que apesar da eleição de um governo contrário aos ideais do Sistema CONTAG, é preciso: “mesmo com a difícil conjuntura e as várias ameaças de retirada de direitos, sentar com o governo federal eleito e de cabeça erguida discutirmos o futuro do país, sobretudo no que se refere à pauta dos povos do campo e a defesa da democracia”, ressaltou.
 
 
O ex-secretário da CONTAG e candidato eleito pelo PT-PA, Airton Faleiro, afirmou que o resultado das Eleições de 2018 trata-se de um movimento internacional onde o Capitalismo se movimenta para destituir qualquer governo que seja popular e democrático. E aproveitou a oportunidade para convocar os(as) presentes para: “mobilizar as forças vivas da sociedade com  formação e ações de base”.
 
.
Após agradecer a oportunidade dada pela CONTAG, o recém-eleito senador pelo Estado do Maranhão, Weverton Rocha do PDT, alertou sobre a importância que a CONTAG deve ter nos processos de negociação com o governo eleito. Destacou ainda a unidade do campo progressista para a disputa política e de sociedade no Brasil, e colocou o mandato à disposição da CONTAG. “Estou à disposição do Sistema CONTAG, do movimento organizado e do campo progressista. Reafirmo meu compromisso na luta para preservamos as conquistas históricas do povo campo e de toda a classe trabalhadora”, pontuou o senador eleito, Weverton Rocha PDT-MA.   
 
 
Ainda colaboraram com a análise de conjuntura, a secretária de Saúde do Trabalhador da CUT/Nacional, Madalena Margarida da Silva; e o secretário de políticas Agrícola e Agrária da CTB/Nacional, Adriano Gelsleuchter.
 
DIRETORIA CONTAG 
Em nome da Diretoria da CONTAG, o presidente da Confederação, Aristides Santos, agradeceu a presença de todas as representações das Federações e também as contribuições dos parlamentares eleitos. “Agradeço cada companheiro e companheira aqui presente no nosso último Conselho Deliberativo da CONTAG de 2018. Agradeço também as contribuições dos parlamentares com proposições importantes para o nosso futuro, e que ao mesmo tempo nos encorajam a seguirmos na luta pela Reforma Agrária, pelo fortalecimento da Agricultura Familiar, pelos Direitos Ambientais, pelo dignidade de toda a classe trabalhadora do Brasil, etc.”, ressaltou o presidente da CONTAG, Aristides Santos. 
 
 
 
Após saudar a todos(as), a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, afirmou o papel estratégico da Marcha das Margaridas de 2019 diante de tantas ameaças aos direitos da classe trabalhadora, sobretudo das mulheres. “Companheiras e companheiros, diante de tantos retrocessos e um cenário ameaçador no país, reafirmamos o papel de resistência e denúncia que tem a 6ª edição da Marcha das Margaridas. Portando contamos com o compromisso, a mobilização e o envolvimento de todas e todos do Sistema CONTAG com a maior ação de massa organizada pelas mulheres brasileiras. Vamos juntas(os), RumoaMarchadasMargaridas2019”. 
 
 
PROGRAMAÇÃO: Conselho Deliberativo da CONTAG
Na programação do Conselho, entram em pauta: a Previsão Orçamentária da CONTAG para o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019; o Planejamento das Atividades para o exercício de 2019; Ações da ENFOC; e Lançamento da Cartilha do Programa Jovem Saber.  
As temáticas: Meio Ambiente/Combate aos Agrotóxicos; Atualização do Estatuto do Idoso; Resolução da Ação entre Amigas e Amigos – Marcha das Margaridas 2019; Alteração Estatutária da CONTAG; Sustentabilidade Político Financeira; e a Década da Agricultura Familiar aprovada pelas Nações Unidas. E informes das Secretarias:  Agrária e Agrícola. 
 
FONTE: Comunicação CONTAG

Nenhum comentário: