sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Seapac avança na execução do Programa Cisternas nas Escolas

Início do II Módulo em Monte das Gameleiras (Foto cedida)

Quatro municípios da Região do Trairi que tiveram escolas rurais contempladas pelo programa Cisternas nas Escolas estão com atividades nesta semana, em diferentes níveis. Em Monte das Gameleiras, foi iniciado o segundo módulo da oficina de Educação Contextualizada, hoje, 28, e amanhã, 29 de setembro, também com a participação dos professores de duas escolas de Serra de São Bento. Foram contempladas 6 escolas rurais de Monte das Gameleiras: Luiz Teixeira Pinheiro, da comunidade Cacimba; Manoel Venâncio de Pontes, de Macambira; Manoel Félix Pereira Pontes, da comunidade Magalhães; João Paulo II, da comunidade Mata Fome; Joaquim Anselmo, de Jacu de Órfãos; e Joaquim Cavalcante, da comunidade Cercado Grande; e 2 de Serra de São Bento, são a Escola Municipal Cacimbas, da comunidade Cacimbas, e a Escola Municipal Arthur Dias Ferreira, de Umari.
Em Passa e Fica, foi iniciado o último módulo da oficina de Educação Contextualizada, com professores e gestores das 8 escolas rurais que conquistaram as cisternas. São as escolas: Manoel Firmino Alves, da comunidade Fernando da Pista; Creche Rita Costa, também da comunidade Fernando da Pista; Escola Fernando Pereira, da comunidade Fernando dos Pereiras; Projeto Casulo Fernando Pereira, da comunidade Fernando dos Inácios; Projeto Casulo da Barra do Geraldo, da comunidade Barra do Geraldo; Escola Padre Joaquim Simões, da comunidade Barra do Geraldo; Escola Ociram Damasceno Barbosa, da comunidade Cipoal; e Escola Mário Amâncio, da comunidade Lagoa da Carnaúba.

A execução do Programa Cisternas nas Escolas está mais adiantado no município de Coronel Ezequiel. Lá, já foram iniciados os trabalhos de escavação dos buracos para a construção das cisternas. Essa atividade foi iniciada hoje, em uma das escolas. Lá, são 6 escolas municipais: Clemente José de Maria, da comunidade Riacho do Fechado; Nelson Solon de Faria, da comunidade Santa Quitéria; José Pedro de Farias, de Cachoeira; Manoel Faustino da Costa, da comunidade Santo Antônio; Presidente Costa e Silva, de Tronco; e Sebastião Constantino Dantas, de Gurjau (Tronco).
NOTA DO BLOG: O município de Fernando Pedroza-RN, não possui escolas na sua zona rural.Segundo os órgãos do governo municipal, torna-se inviável manter hoje uma escola na zona rural. Neste caso o município não será contemplado, consequentemente, será prejudicado com o programa cisternas nas escolas.  

Nenhum comentário: