sexta-feira, 29 de maio de 2015

Começou a 5ª Mostra de Turismo Rural de Pernambuco


turismo ruralO evento vai até o próximo domingo (31) na Praça de Eventos do Shopping Recife. No local, o público pode conhecer de perto 20 equipamentos da Zona da Mata Norte e Sul e Agreste, entre hotéis e pousadas rurais, parques aquáticos naturais e outros. O objetivo da mostra é dar visibilidade aos equipamentos de turismo rural do estado.
Para Melânia Vieira, presidente da Associação Pernambucana de Turismo Rural e Ecológico, além da oferta de lazer, o turismo rural também assegura um bom nível de emprego no campo. “Como estamos situados no interior, e Pernambuco ainda é um estado canavieiro, temos o problema da entressafra, quando existe um desemprego muito grande. Só que quem está trabalhando nos engenhos e fazendas do turismo rural tem emprego o ano inteiro”, disse ela.
“O Sebrae tem participado desde o início da organização do setor, que possui um potencial muito grande em Pernambuco, afirmou o superintendente do Sebrae em Pernambuco, Oswaldo Ramos. “E esse evento é importante no sentido de promover esse segmento. É aqui onde esses empresários fecham negócios, permitindo que a gente tenha uma boa capacidade de utilização desses equipamentos”, completou o superintendente. O Sebrae em Pernambuco dá apoio ao setor de turismo rural por meio de ações de consultoria e instrutoria com foco nos pequenos empreendimentos que atuam com o turismo equestre, pedagógico e cultural, nas ações de sustentabilidade ambiental e de valorização da gastronomia desse segmento.
A expectativa da organização do evento é que o local receba a visita de aproximadamente 17,5 mil pessoas por dia. Entre os equipamentos que podem ser vistos pelo público está a Pousada Fazenda Santa Fé, em Bezerros. “Todo ano, a gente percebe que, logo após a mostra, a procura do público é muito grande. E mesmo depois de um ano as pessoas nos buscam. Isso dá um retorno muito grande para o Turismo Rural”, avaliou a empresária Tereza Fiúza, proprietária da pousada.

A 5ª Mostra de Turismo Rural é uma realização da Associação Pernambucana de Turismo Rural e Ecológico (Apeturr), com apoio do Sebrae em Pernambuco, Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Empetur e Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco.

Nenhum comentário: