sábado, 30 de maio de 2015

Atividade ruminal dos bovinos pode ser melhorada com suplementação a base de nitrogênio

Alltech visits Zahns dairy farm in Gillett, Wisconsin.A escassez de nutrientes nas pastagens durante a estação da seca, desafia os produtores bovinos na manutenção do desempenho dos rebanhos.  As temperaturas mais baixas e  redução nas chuvas fazem com que a pastagem passe da cor verde para amarela e perca o teor necessário de proteína, que é essencial aos microorganismos do rúmen.
Por isso, a empresa Alltech, referência na área de nutrição e saúde animal, oferece solução que melhora o equilíbrio entre os ingredientes presentes na dieta dos animais. Isso acontece a partir do uso de fonte de nitrogênio não protéico (NPN). A aplicação do Optigen mantém o constante fornecimento de nitrogênio no rúmen do animal, o que permite um melhor equilíbrio com os outros ingredientes da dieta.
“O Optigen tem inúmeros trabalhos de pesquisa e mais de 10 anos de mercado. A lenta liberação da proteína na forma de NPN dentro do rúmen favorece melhor eficiência do uso da pastagem, aumentando o ganho de peso”, destaca o gerente nacional de Bovino de Corte da Alltech do Brasil, Amaury Valinote. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), aproximadamente 95% da produção de carne do país se concentra nas pastagens, mais de 80% do rebanho é de corte e cerca de 5% é produzida em regime de confinamento. Isso significa que a atividade possui um alto potencial de crescimento e a necessidade é real de investir na nutrição dos animais para acompanhar a demanda do mercado de forma eficiente.

A alimentação representa o principal custo da atividade, por isso, a utilização de recursos como a suplementação está entre as alternativas mais utilizadas pelos produtores e nutricionistas para buscar a melhor relação custo/benefício das dietas.

Nenhum comentário: