segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Como aumentar os partos no rebanho de cabras e ovelhas

parto ovelhaCom o manejo adequado, os produtores podem diminuir o intervalo entre os partos das fêmeas, melhorando a produtividade de seus rebanhos. Em regiões tropicais como no Nordeste brasileiro, onde a luminosidade não sofre grandes variações ao longo do ano, as cabras e as ovelhas apresentam cio e ovulam ao longo de todos os meses.
Para o pesquisador Diônes Oliveira Santos, da Embrapa Caprinos, entre 35 a 45 dias após o parto o útero das cabras e ovelhas oferecem condições para receber um novo feto. Portanto, para se obter, de cabras e ovelhas, três parições em dois anos, é preciso que o produtor organize o manejo reprodutivo de seu rebanho, o que, além de aumentar a produtividade evita a incidência de cruzamentos entre animais com estreito laço de parentesco.
“É perfeitamente possível obter três partos em dois anos em cabras e ovelhas no Semi-Árido Nordestino, desde que seja mantida uma alimentação adequada para garantir as necessidades nutricionais dos animais”, afirma o pesquisador. O produtor precisa estar atento à qualidade de forragens e ao estado de saúde dos animais, pois estes são fatores que interferem no número de partos.
Considerando 150 dias como o período médio da prenhez, pode-se observar que a cabra e a ovelha apresentam potencial biológico para parirem, aproximadamente a cada 7 ou 8 meses. É possível programar as estações de monta para qualquer período do ano, sem lançar mão do uso de hormônios para induzir o estro e a ovulação.

Nenhum comentário: