sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Touro girolando completa 18 anos em plena capacidade reprodutiva


Um exemplar da raça girolando chegou aos 18 anos em plena atividade reprodutora dentro de uma central de inseminação. É o touro Fausto Polo Itaúna 5/8, que desde 2001 foi selecionado pela empresa Alta, do setor de melhoramento genético bovino, para conquistar um alto padrão da raça no Brasil.
De acordo com nota da empresa, é a primeira vez na pecuária brasileira que um touro chega a essa idade com capacidade de reprodução - a média chega até 14 anos. "A genética do Fausto está presente hoje nos quatro cantos do nosso país, tendo comercializado mais de 100 mil doses ao longo desses anos”, diz Guilherme Marquez, gerente de leite nacional da Alta.
Fausto foi escolhido para o programa após uma análise em parceria com a Embrapa. Desde então o animal tem apresentados resultados satisfatórios: alia características físicas como comprimento corporal, altura de úbere posterior e perímetro torácico, e já "coleciona" mais de 100 filhas em Controle Leiteiro Oficial, sendo várias da 3ª Lactação Oficial acima de 7 toneladas de Leite em 365 dias. Possui um PTA de 274 Kg de Leite e 87% de confiança. A dose de sêmem custa em média R$ 35.
“Fausto acrescenta muito para o melhoramento genético da raça girolando. É um touro que transmite importantes características para as suas filhas, agradando muito aos produtores de leite que trabalham com produção de leite a pasto. Suas filhas são bastante rústicas, produtivas e de muita longevidade”, afirma Leandro Paiva, Superintendente Técnico da Girolando.
Fausto é filho de Mark O Polo, considerado por especialistas como ícone da raça Holandesa nos anos 1990, com Bolacha Oasis Itaúna, uma vaca 1/4 mãe de grandes reprodutores da raça.

Nenhum comentário: