quinta-feira, 4 de setembro de 2014

PIB agropecuário deve avançar mais neste semestre

Rio (AE) - O PIB da agropecuária, a soma de todas as riquezas produzidas na atividade, subiu 0,2% no segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro, enquanto serviços e indústria tiveram resultados negativos. Na comparação com o segundo trimestre de 2013, no entanto, o PIB da agropecuária não teve variação.
DivulgaçãoO cultivo de soja foi um dos destaques no segundo trimestreO cultivo de soja foi um dos destaques no segundo trimestre

Os dados foram divulgados sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento nulo na comparação com o segundo trimestre do ano passado foi visto com preocupação, mas há tendência de melhora no desempenho, dizem analistas.

Na avaliação do economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, o Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária deverá apresentar crescimento maior no segundo semestre. “O segundo semestre tende a ser melhor do que o primeiro, apesar da queda de preços dos produtos agropecuários, porque a base de comparação é menor”, disse.

A MB Associados espera crescimento do PIB Agropecuário de 4,6% no segundo semestre e, no ano, de 2,5%. “A base de comparação é muito forte, e a renda agrícola vai ser menor”, diz Vale.

Vale considera positivo o crescimento de 0,2% no segundo trimestre, também por conta do resultado em igual período do ano passado. “A seca nos Estados Unidos em 2012 estimulou o aumento da produção de grãos em 2013”, lembrou.

O economista disse, ainda, que o resultado médio do PIB Agropecuário nos quatro anos de governo Dilma será de 2,9%, enquanto a economia brasileira terá crescimento 1,7% ao ano, em média.

Nenhum comentário: