quarta-feira, 9 de março de 2011

Notícias do PRODECENTRO

Produção Vegetal

A pesquisa da Emparn, na área de produção vegetal tem como objetivo desenvolver cultivares que tragam benefícios aos produtores rurais, como precocidade, e qualidade, que diminui os custos de produção e a garantia de um bom produto no mercado.
1. Obtenção e difusão da geração XI do milho Cruzeta, super precoce, para lavouras de sequeiro no Nordeste, apresentando potencial produtivo de 6.000 kg/ha e ciclo de 65 dias da germinação à colheita, para o mercado de milho verde e 100 dias à colheita na forma de grãos secos.
2. Indicação de cultivares de milho para a produção de grãos e de milho verde em regimes irrigado e sequeiro. Destaque para os híbridos AG 8012, AG 5011 e Zeneca 8501 em cultivo irrigado, com potencial produtivo acima de 30.000 espigas verdes/ha e mais de 9.000kg/ha de milho em grãos.
3. Determinação e indicação de sistema de produção para o cultivo de algodão irrigado no Rio Grande do Norte. A cultivar CNPA 7H com população de 120.000 plantas/ha, lâmina d'água de 700 mm, controle químico de ervas daninhas e pragas e adubação equilibrada, teve produção acima de 4.000 kg/ha de algodão em rama.
4. Lançamento da cultivar de sorgo forrageiro BRS-Ponta Negra. Variedade com autopolinização, ciclo médio, destinada à produção de forragem (silagem e corte). Atinge a época de colheita com grãos em torno de 90 dias após o plantio, sendo, portanto, uma cultivar com alto potencial produtivo e apropriada para utilização em regiões de pouca disponibilidade de recursos hídricos. Em função de suas características agronômicas, o BRS Ponta Negra é indicado tanto para agricultores de base familiar como para médios e grandes produtores do semi-árido da Região Nordeste, com rendimentos de massa verde de 40 a 60t/ha (por corte) e de grãos secos entre 3 a 4t/ha.
5. Indicação de cultivares de feijão phaseolus para o plantio em sequeiro e áreas irrigadas no Rio Grande do Norte. A variedade Princesa, do grupo carioca, com ciclo em torno de 70 dias, produziu cerca de 1.400 kg/ha e 2.500 kg/ha, em sequeiro e irrigado, respectivamente. A variedade IPA 10, do grupo preto, com ciclo de 76 dias produziu 1600kg/ha e 2600kg/ha, respectivamente em sequeiro e irrigado.
6. Lançamento e indicação da cultivar de feijão macassar ou caupi BRS Potiguar com alto potencial de produção e valor comercial dos grãos para cultivo em sequeiro e irrigado nas microrregiões de Mossoró, Chapada do Apodi, Médio Oeste, Pau dos Ferros e Vale do Açu. Nos plantios conduzidos seguindo as orientações técnicas preconizadas, as produtividades esperadas são de 700kg/ha em cultivo de sequeiro e 1800kg/ha em cultivo irrigado.
Lançamento e indicação da cultivar de feijão macassar ou caupi Amapá com alto potencial de produção e valor comercial dos grãos para cultivo em sequeiro e irrigado nas microrregiões de Baixa Verde, Borborema e Agreste Potiguar, Litoral Nordeste, Macaíba, Natal e Litoral Sul. Nos plantios conduzidos seguindo as orientações técnicas preconizadas, as produtividades esperadas são de 700kg/ha em cultivo de sequeiro e 1500kg/ha em cultivo irrigado.

Nenhum comentário: