quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Agricultura Familiar

XIV REAF: Brasil apresenta políticas de aquisição de alimentos da agricultura familiar
15/11/2010 18:10
O Seminário Aquisição Pública de Alimentos da Agricultura Familiar dá continuidade nesta terça-feira (16), no Centro de Convenções Brasil XXI, em Brasília (DF), à programação oficial da 14ª Reunião Especializada sobre a Agricultura Familiar no Mercosul (REAF). O Seminário começa às 8h30. Até às 12h, serão discutidos temas como o Histórico das políticas públicas da Agricultura Familiar no Brasil, o  Marco Legal das Compras Governamentais da Agricultura Familiar no Brasil, o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos  (PAA). O encerramento está marcado para a partir das 12h, com as presenças de José Graziano da Silva ( FAO), Márcia Lopes, ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e Guilherme Cassel , ministro do Desenvolvimento Agrário.
A apresentação da experiência brasileira na aplicação de políticas de compras públicas de produtos da agricultura familiar foi solicitada pelos demais Estados Membros do Mercosul. Também participam do encontro representantes da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, bloco que reúne 15 países da região Sul do continente africano. Na quarta-feira (17), será feita uma visita a unidades de produção familiares no Distrito Federal que fornecem produtos para o PAA e à alimentação escolar.
Criada em 2004, a REAF é um espaço de diálogo regional voltado à promoção do fortalecimento institucional e da construção conjunta de políticas públicas para a agricultura familiar e a facilitação do comércio de seus produtos no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Com a Reunião Especializada, a agenda alimentar ganhou espaço com a convergência dos países do Mercosul em assegurar segurança e soberania alimentar e nutricional às suas populações a partir do reconhecimento da agricultura familiar como segmento social e econômico estratégico. Um dos avanços dos seis anos de trabalho da REAF é a criação dos Registros Nacionais de Agricultura Familiar nos Estados Membros do Mercosul. A normatização, construída com base em critérios comuns aos quatro países que integram o bloco, facilita a implementação de políticas públicas.

A XIV REAF prossegue até sexta-feira (19).
O quê – Seminário sobre Aquisição Pública de Alimentos da Agricultura Familiar
Quando – terça-feira (16)
Horário – 8h30 às 13h
Local – Centro de Convenções Brasil XXI, em Brasília (DF)

Nenhum comentário: