quinta-feira, 1 de agosto de 2024

 Reforma agrária

Incra anuncia dois novos assentamentos na abertura do 1° Festival Nacional da Agricultura Familiar

Incra anuncia dois novos assentamentos na abertura do 1° Festival Nacional da Agricultura Familiar

Assinatura aconteceu durante a abertura do 1° Festival Nacional da Agricultura Familiar, que ocorre em Brasília. Foto: Ascom/MDA

Opresidente do Incra, César Aldrighi, assinou na noite desta quinta-feira (25), ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, as portarias de criação dos assentamentos Triângulo, em Goianésia do Pará (PA) e Chapadinha, em Sobradinho, (DF). O ato aconteceu durante a abertura do 1° Festival Nacional da Agricultura Familiar, que ocorre em Brasília até 27 de julho (sábado), no Parque da Cidade, com entrada gratuita.

Na ocasião, o Incra e a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf) assinaram um protocolo de intenções. O objetivo é estabelecer a cooperação e colaboração mútua para desenvolvimento de atividades que facilitem o acesso das famílias beneficiárias da reforma agrária aos serviços digitais oferecidos pelo instituto no âmbito das políticas de reforma agrária e regularização fundiária.

De acordo com o presidente do Incra, a criação dos dois assentamentos são símbolos da retomada do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). “Junto ao diálogo com as trabalhadoras e trabalhadores, representa o resgate de uma política capaz não só de melhorar a qualidade de vida das pessoas que trabalham na terra, mas contribuir com a segurança alimentar do Brasil”, diz Aldrighi.

Assentamentos

Localizado a cerca de 30 quilômetros de Brasília, o assentamento Chapadinha tem 455 hectares de terra. No local, 41 famílias estão acampadas há quase 20 anos e, atualmente, trabalham na produção de hortaliças orgânicas. O nome da área tem relação com a região cercada por paisagens naturais da Reserva Biológica Contagem, que faz parte do Parque Nacional de Brasília.

O presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar Chapadinha e coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-DFE), Anaíldo Porfírio, comemora a assinatura da portaria. "A reforma agrária está avançando no Distrito Federal. Depois de 12 anos, o Incra volta a criar assentamento aqui", diz. Segundo ele, a produção do acampamento e dos produtores da região atende mais de 70 escolas nas regionais do Guará e Núcleo Bandeirante, além de oito restaurantes administrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac).

A superintendente regional do Incra no Distrito Federal e Entorno, Cláudia Farinha, afirma que o assentamento representa um passo crucial para a reforma agrária e o fortalecimento da agricultura familiar. "Estamos empenhados em garantir que essas famílias tenham acesso a recursos e apoio para avançar ainda mais com a produção agroecológica", diz a superintendente.

Localizado na região Sudeste do Pará, a área da fazenda Triângulo a ser transformada em assentamento possui 2,5 mil hectares e tem capacidade para 125 famílias. A regional do Incra no Sudeste do Pará também vai dar início ao processo seletivo para as novas famílias assentadas.

Festival

O Festival Nacional da Agricultura Familiar reúne mais de 60 expositores de diferentes estados do Brasil com a venda de produtos e uma feira gastronômica. Além disso, o evento proporciona seminários e painéis com debates dedicados ao Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025, explorando os desafios e perspectivas que moldam esse setor crucial da economia brasileira.

Postado por NOSSA TERRA

Nenhum comentário: