No dia Mundial da Saúde e Nutrição um alerta para a importância da proteína animal na dieta
Em 2019 a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura revelou que a fome é um problema que atinge 820 milhões de pessoas no mundo e, em consequência, 149 milhões de crianças tem seu crescimento atrofiado devido à desnutrição. Com o propósito de reverter tais perspectivas, a Elanco Saúde Animal recomenda garantir a segurança alimentar das pessoas, incluindo acesso universal a carnes, leite, peixes e ovos, buscando proporcionar este acesso de forma sustentável.
Assegurar que a sociedade tenha alimento suficiente, de qualidade e especialmente proteínas animais apropriadas, é uma aposta no desenvolvimento das pessoas e no futuro da sociedade, sobretudo pelo papel fundamental que têm na construção de uma dieta saudável. Além de serem completas e melhor absorvidas pelo organismo humano, são elas que fornecem um conteúdo maior de aminoácidos essenciais, aqueles não produzidos pelo corpo e que permitem o desenvolvimento de funções vitais, como formação de estruturas ósseas e musculares.
Tão importante quanto ingerir proteínas animais é variar os tipos delas no cardápio¹. Isso porque esses alimentos trazem também vitaminas e minerais que variam entre si. Enquanto o frango, por exemplo, é uma excelente fonte de cobre, zinco, selênio e ferro, a carne suína é rica em vitamina B6, que ajuda o organismo a metabolizar proteína e carboidratos. Diferente dos mitos disseminados em torno da carne, ao ser inserida no cardápio de maneira equilibrada com outros grupos alimentares, ela cumpre papel indispensável na nutrição humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário