quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Água Doce entrega novo sistema no RN


Solange Amarilis/SRHU/MMA
Água de qualidade em Lajes Pintadas
Evento de inauguração acontece nesta sexta-feira no município de Lajes Pintadas. Cerca de 1,2 mil pessoas serão beneficiadas.


O Programa Água Doce (PAD), coordenado pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA), inaugura nesta sexta-feira (9/12) mais um sistema de dessalinização no Rio Grande do Norte. A comunidade de Riacho Fechado, no município de Lajes Pintadas, a 130 quilômetros de Natal, passará a contar, a partir deste fim de semana, com água de qualidade para consumo humano. Cerca de 1,2 mil pessoas serão beneficiadas. Cada família receberá diariamente 40 litros de água.

O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério, Jair Tannús, destaca que o programa tem levado benefícios significativos para a população, possibilitando melhorias na qualidade de vida e na saúde.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, José Mairton Figueiredo, explica que o sistema já está todo implementado e que todos os testes já foram feitos. “Está pronto para ser entregue. Toda a comunidade já está mobilizada. Será uma mudança total na vida dessas pessoas. Agora elas terão acesso à água, e água boa”, garante Figueiredo.

A professora Zilma Campelo, 43 anos, presidente da Associação Comunitária de Riacho Fechado, é uma das três pessoas capacitadas a operar o sistema de dessalinização no município. Ela conta que o PAD chegou à região em um período muito difícil de seca e que vai melhorar significativamente a vida das pessoas. “A comunidade está na expectativa para o evento de inauguração. A água é ótima e vai proporcionar melhorias tanto para as pessoas quanto para os animais. É um momento de muita alegria para nós”, disse.

RIO GRANDE DO NORTE

O convênio com o estado do Rio Grande do Norte tem como meta a implantação, recuperação e gestão de 68 sistemas de dessalinização na primeira etapa, duas unidades demonstrativas e três unidades movidas a energia solar, beneficiando cerca de 28 mil pessoas. O valor do convênio firmado entre o MMA e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente foi de R$ 19,9 milhões. Desse total, R$ 11,3 milhões já foram repassados ao estado.

De acordo com o analista de infraestrutura do MMA, Alexandre Saia, a expectativa para o próximo ano é concluir os 68 sistemas de dessalinização previstos na primeira fase do PAD no Rio Grande do Norte. “A priorização dada ao Programa Água Doce pela nova gestão do ministério permitiu o prosseguimento e a boa execução do Programa. Como resultado, verifica-se o avanço na execução física da meta pactuada, com 345 sistemas entregues em 2016”, informou o analista.

ÁGUA DOCE
O Programa Água Doce tem por objetivo estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, a partir do aproveitamento de águas subterrâneas salobras ou salinas, oferecendo mais uma opção de fonte hídrica para a população do semiárido.
O PAD conta com uma rede de cerca de 200 instituições, envolvendo dez estados (Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Pernambuco) e parceiros federais.

Aseessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): 

Nenhum comentário: