quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Curso de corte e costura forma moradores de comunidade quilombola em Bom Jesus

EMATER/Bom Jesus

Na próxima sexta-feira (23/09), ocorrerá o encerramento do “Curso de Corte e Costura” no Sítio Grossos, comunidade quilombola localizada na zona rural do município de Bom Jesus. A capacitação é uma parceria entre a Emater-RN, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Rio Grande do Norte (Senar-RN) e Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus.
A turma é composta por 15 alunos, sendo 14 mulheres e 1 homem. A formação é ministrada pela instrutora do Senar, Francisca de Fátima de Oliveira, tem carga horária de 78 horas e foi iniciada no dia 12 deste mês. No encerramento, haverá um almoço e a entrega dos certificados de conclusão aos participantes.
O curso veio atender à necessidade dos pequenos produtores locais, que tinham maquinários como overloque e costura reta, mas não sabiam operá-los. Os equipamentos estavam parados na sede da associação comunitária há 4 anos, sem serventia, após a interrupção de outro projeto.
CAPACITAÇÃO QUE GERA TRANSFORMAÇÃO
A atividade de formação integra a estratégia da Emater-RN em prol do melhoramento da gestão rural. O extensionista rural que atende a comunidade, Alinson Petri, deu suporte à atividade de capacitação, mobilizou e selecionou os produtores rurais locais interessados em participar do curso.
É a terceira vez que a parceria entre Emater e Senar rende frutos que beneficiam os pequenos produtores rurais do Sítio Grossos. Foram realizados, anteriormente, o curso “Negócio Certo Rural” e um programa voltado à capacitação das mulheres do campo, intitulado “Com licença, vou à luta”.
Com noções de gestão e com conteúdos específicos de desenvolvimento humano, o programa ajuda as mulheres a melhorar a administração da propriedade, sejam como chefes de família ou auxiliando seus maridos e transformando a participação feminina em fator decisivo para o sucesso do trabalho rural.

Nenhum comentário: