terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Vacas leiteiras precisam de cuidados dobrados com a alimentação


A alimentação inadequada ou insuficiente pode causar a perda de energia dos animais. Um problema de saúde em uma vaca leiteira, por exemplo, pode se agravar muito rápido. É o que parece estar acontecendo com as vacas da produtora Cristiane Matielo, de Coronel Freitas, em Santa Catarina. Os animais estão aparentemente fracos, caindo e alguns até já morreram. O Conversa de Curral dessa semana conversou com a médica veterinária Ranyelly Maciel.
Quais são as causas que levam um animal leiteiro a ter esses sintomas que a Cristiane comenta?
Ranyelly: Muitas vezes um animal recém parido cai por balanço energético negativo. Os animais têm que produzir mais, mas se alimentam menos. Ele recebe pouca energia para o tanto que a vaca tem que produzir. Principalmente animais de alta produção.
Visualmente, o que é preciso observar para fazer essa avaliação de escore?
Ranyelly: Se o animal parou de se alimentar já é possível começar a observar, ele vai diminuir a largura. A largura vai diminuir entre os ílios e ísquios. Vai secar aquela quantidade de gordura que o animal tem na sua anca, vai aparecer mais as costelas, pode até está produzindo mais leite. O produtor não percebe, porque vê que a produção está boa, mas o animal não está bem. Quando acontece de o animal o não aguentar levantar ele já está muito debilitado. É o momento em que o produtor vai entrar com o medicamento e soluções que não darão resultados, causando até o óbito do animal. Prevenir é melhor que remediar. (Rural BR)

Nenhum comentário: